Nesta quinta-feira, 20 de dezembro, o deputado estadual Zé Neto, que é relator da CPI que investiga a crise financeira da Ebal, apresentará, às 16h um pré-relatório contendo as principais irregularidades já apuradas pela Comissão. A apresentação será realizada no gabinete do deputado, sala 207, prédio Nelson David Ribeiro, na Casa Legislativa.
Após 10 meses de investigação e 33 reuniões, a CPI concluiu a fase de depoimentos. Durante o período, os membros ouviram 32 depoentes e apuraram com mais profundidade os indícios de irregularidades na áreas de engenharia, contratação de transportes para fretes, compra de mercadorias para revenda nas lojas da Cesta do Povo, gastos com publicidade e propaganda e patrocínios à projetos sócio-culturais. No geral, o Governo atual recebeu a empresa com uma dívida de R$ 620 milhões de reais.
O pré-relatório que será apresentado amanhã contém as linhas gerais das investigações, já que o relatório final será entregue aos deputados até o dia 05 de fevereiro e votado no dia 20 do mesmo mês. “Não podemos encerrar o ano sem prestar contas à sociedade do que já foi apurado. Pela primeira vez a Assembléia Legislativa tem uma CPI que avança e que começa as dar os passos decisivos”, conclui Zé Neto.