Mais de 130 participantes, de 14 cidades participaram de mais uma etapa do PPA-P
Mais uma fase do Plano Plurianual (PPA) Participativo foi cumprida no sábado (21), no município de Riachão do Jacuípe, onde mais de 130 representantes das 14 cidades que formam o Território de Identidade da Bacia do Jacuípe estiveram reunidos.
Durante todo o dia, saúde, educação, meio ambiente, infraestrutura e outros temas foram discutidos para que o orçamento do Estado para o período 2012-2015 possa promover o desenvolvimento econômico e social da região.
Pela natureza da sua profissão, o carteiro Almir Nunes conhece bem as pessoas e a realidade da cidade de Riachão do Jacuípe. “Queremos um ensino integral de qualidade, a realização de concurso e a contratação de professores e também uma extensão da Ufba aqui para a região. Assim, jovens e pessoas carentes não precisarão mais se deslocar para Salvador para poderem estudar”.
Almir está satisfeito com a realização da plenária porque conseguiu identificar na região de Itapetinga, onde morava antes de se mudar para Riachão, os resultados do primeiro PPA-Participativo, realizado em 2007. “Alcançamos muitas vitórias, melhorou a segurança pública, a habitação popular e houve grandes avanços no saneamento básico”.
Democracia participativa
Para Marcelo Rocha, um dos coordenadores do PPA-Participativo, a participação da sociedade é fundamental para definir o que é melhor para ela própria. “O governo tem ouvido a população e desde 2007, quando a gente fez o primeiro PPA, a gente acertou muito seguindo essas indicações. Está aí o Água para Todos, que nasceu do PPA”.
Rocha acredita que, como desta vez as propostas foram debatidas com antecedência nos municípios, o governo terá condições de fazer muito mais, graças à democracia participativa. “A gente viu que as plenárias que foram desenhadas para cerca de 200 pessoas estão atraindo até 300 representantes, com sugestões e críticas construtivas”.
22
Mai