Oficinas estão sendo ministradas durante todo o mês de maio para profissionais da Assessoria Técnica, Social e Ambiental do Incra na Bahia
Promover Planos de Desenvolvimento de Assentamentos (PDAs) voltados ao desenvolvimento e à adequação ambiental de áreas de reforma agrária. É o objetivo das oficinas ministradas durante todo o mês de maio para profissionais da Assessoria Técnica, Social e Ambiental do Incra na Bahia.
Entre os dias 23 (quarta-feira) e 27 (sexta-feira), vão ser duas frentes de treinamento: uma no município de Seabra, no Território da Chapada Diamantina, e outra em Senhor do Bonfim, no Território de Piemonte Norte do Itapicuru. Nesta etapa participarão técnicos de seis núcleos operacionais responsáveis por prestar assistência técnica a 10,3 mil famílias.
Na sexta-feira (20), terminou o ciclo de treinamento no Território da Cidadania Velho Chico, que envolve os núcleos de assistência técnica do Incra de Bom Jesus da Lapa e Santa Maria da Vitória, onde 90 profissionais atendem 8,6 mil famílias assentadas. A primeira oficina sobre PDA com foco no desenvolvimento ambiental aconteceu em Barreiras, entre os dias 9 e 13.
Segundo a consultora da assistência técnica do Incra/BA, Ana Claudia Destefani, os planos de desenvolvimentos serão peças importantes para a obtenção do licenciamento ambiental, pois vão determinar as áreas de Reserva Legal e de preservação permanente. Os PDAs também devem unir os estudos técnicos e as escolhas estabelecidas pelas comunidades assentadas. "A meta é realizar um trabalho de planejamento e gestão do desenvolvimento das famílias assentadas. Através desse trabalho, abordamos o contexto ambiental, além do social, econômico, político, cultural e histórico", afirma Ana Cláudia, que ministra as oficinas com Catarina Camargo, da Assessoria de Planos e Articuladores.
A Assessoria Técnica, Social e Ambiental do Incra na Bahia é fruto de um convênio celebrado entre a autarquia e a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri). A execução cabe à Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), do governo do estado. O convênio atua em 19 gerências regionais da EBDA, por meio de 40 núcleos operacionais.