Investimentos da Embasa so apresentados na Assembleia Legislativa

Segundo presidente da Embasa, tarifa cobrada aos baianos está entre as três menores cobradas no Brasil considerando todos os estados do Nordeste

Em audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (25) pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa de Salvador, o presidente da Empresa Baiana de Água e Saneamentos (Embasa), Abelardo Oliveira, apresentou aos parlamentares o Plano Institucional e as ações da Empresa durante os últimos quatro anos.
Assuntos como o Plano Nacional de Saneamento Básico além de Aspectos Econômico-sociais foram colocados em pauta por Abelardo.
Criticado por conta de reajustes praticados pela empresa desde o ano de 2007, período em que o governador Jaques Wagner assumiu o governo pela primeira vez, Abelardo Oliveira esclareceu que a Lei Nacional impõe que as revisões tarifárias sejam feitas de quatro em quatro anos.
“Mesmo com os reajustes, a Embasa tem uma das três menores tarifas do Brasil considerando todos os estados do Nordeste”, disse, ao lembrar que os baianos pagam apenas R$ 7 por dois mil litros de água.
Justificando o reajuste das tarifas de 13,64%, aprovado em 31 de março pela Comissão de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico da Bahia (Coresab), órgão regulador e fiscalizador do setor, Abelardo explicou que “o reajuste tarifário é um componente importantíssimo para a universalização da água. O termo nacional de saneamento afirma que pelo menos 50% destes recursos da universalização são próprios das companhias. Hoje, temos uma situação muito boa em nível de investimentos e precisamos ampliar estas ações. Para isso, foi necessário este reajuste”.
Em resposta as críticas feitas sobre as festas realizadas pela Embasa em comemoração aos seus 40 anos e aos patrocínios para eventos como a Micareta de Feira de Santana e campeonatos de futebol, Abelardo Barbosa falou a respeito da responsabilidade social da Empresa e disse que ela atendeu a 2 milhões de pessoas e beneficiou 1 milhão com o saneamento básico durante os últimos quatro anos, o que é motivo de festa. Ele afirmou que a instituição também se preocupa com questão sócio-cultural. “O patrocínio, o marketing e os investimentos nas ações culturais é uma obrigação das grandes empresas do mundo moderno”, enfatizou.
O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto, estava presente e parabenizou a Embasa pelo seus 40 anos e afirmou que a atual gestão administrativa recuperou o órgão. Neto citou os investimentos realizados na área de saneamento básico em interiores como São José do Jacuípe e Feira de Santana.
Ainda segundo o líder governista, as quase três horas de explicações e diálogo com a presença de Abelardo “ajuda a fortalecer a democracia na Casa Legislativa.”
Sistema Submarino
Um dos pontos fortes da reunião é a inauguração na próxima sexta-feira (27) do Sistema de Disposição Oceânica de Jaguaribe, o Emissário Submarino da Boca do Rio, que vai contar com a presença do chefe do Executivo Estadual, Jaques Wagner.
De acordo com o presidente da Embasa, com o funcionamento do emissário submarino vai haver uma ampliação do índice de cobertura do serviço de esgotamento sanitário de 90% em Salvador, um dos maiores entre as capitais brasileiras. Ao todo, foram investidos R$ 259 milhões cujo objetivo é atender 1,9 milhão de habitantes de Lauro de Freitas e da capital baiana.
Clique aqui para ver mais fotos do evento.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323