BA: Produtos de assentamentos agroecolgicos fazem parte da alimentao escolar do Litoral

 

Inserção dos assentamentos no Programa Nacional da Alimentação Escolar se dá através Cooperativa de Pequenos Produtores e Produtoras do Sul da Bahia

Sucos, bananada cremosa, polpas, frutas e verduras, produzidas na própria região do Litoral Sul baiano. Estes são os alimentos que agora fazem parte da alimentação escolar das crianças da rede pública de Ilhéus enviados na segunda remessa de produtos para as escolas do município do Sul baiano. Além de saudáveis, os produtos orgânicos são provenientes de assentamentos da reforma agráia que produzem dentro dos princípios da agroecologia, ou seja, livre de agrotóxicos e com uso sustentável da terra.
Trata-se da produção dos assentamentos agroecológicos Frei Vantuy e o São Bento (situados em Ilhéus) e do Cascata (em Aurelino Leal), no território da cidadania do Litoral Sul da Bahia. Os três assentamentos garantira a venda de sua produção para as escolas da rede pública de Ilhéus através do Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae).
A inserção dos assentamentos no programa se dá através Cooperativa de Pequenos Produtores e Produtoras do Sul da Bahia (Copasb). O contrato da Copasb com a prefeitura de Ilhéus é para a entrega anual de R$ 500 mil em produtos para a alimentação escolar, através do Pnae.
A entrega do segundo lote está prevista para 31 de maio. A primeira remessa seguiu para escolas municipais no fim de fevereiro. De acordo com o coordenador da Copasb, Luiz Souto, a participação dos produtos da reforma agrária, na primeira remessa, corresponde a 30% da capacidade dos assentamentos. Contudo, a inserção deve crescer. “A expectativa é de que nas próximas etapas as famílias participem mais, tanto dos assentamentos já integrantes do programa, quanto de novas áreas de reforma agrária”. Além do Frei Vantuy, Cascata e São Bento, estão ligados à cooperativa, outros cinco assentamentos agroecológicos.
Parceria
Para beneficiar as frutas, a cooperativa firmou uma parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), situada em Ilhéus. Na agroindústria da UESC são processados os sucos sem conservantes, as polpas e a bananada cremosa. Mas as frutas e a banana são dos assentamentos e de agricultores familiares associados à cooperativa.
Para Souto, as políticas públicas ajudam os pequenos agricultores e assentados a melhor participar do mercado. “O Pnae e o PAA nos fortalecem, pois não temos tanta experiência na comercialização. Com isso, ficamos preparados para participar do mercado convencional”.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323