A partir desta segunda-feira (6) serão entregues 16 mil quilos de sementes de feijão de milho para duas mil famílias
Para iniciar o plantio do mês de junho, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) distribui a partir desta segunda-feira (6), para dois mil agricultores e agricultoras familiares do distrito de Humildes, em Feira de Santana, 11 mil quilos de sementes de feijão e cinco mil quilos de milho.
As famílias são contempladas através do Programa Semeando, que é desenvolvido pela Secretaria Estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), em parceria com a Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf) e EBDA. De acordo com Edilza Reis, gerente regional da EBDA em Feira de Santana, o programa visa assegurar sementes e mudas de boa qualidade para os agricultores familiares da Bahia.
"Em Feira, a Comissão Municipal do Programa Semeando definiu que a distribuição acontecerá no distrito de Humildes, haja vista, que a Secretaria Municipal de Agricultura estará distribuindo nos demais distritos", explicou Edilza.
As equipes da EBDA iniciam a entrega de 5 kg de sementes de feijão e 2,5 kg de milho para cada família contemplada, incluindo os agricultores e agricultoras que tiveram áreas preparadas pelo programa de aração municipal.
As famílias também recebem orientações técnicas sobre plantio, formação de banco de sementes e armazenagem. A expectativa do Governo Estadual é de que, aos poucos, os agricultores, as comunidades e os municípios produzam e guardem suas próprias sementes, gerando autonomia local.
Distribuição
Para organizar o processo de distribuição com transparência, foi formada uma comissão estadual de sementes, composta por representantes da Suaf, EBDA, Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Funcep), Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia (Fetag), Movimento dos Sem Terra (MST) e Movimento de Trabalhadores Acampados e Assentados da Bahia (CETA).
06
Jun