Lder Governista comenta Pacto Pela Vida e paralisao dos professores das Universidades Estaduais

Zé Neto convocou deputados de todas as Bancadas para participar dos debates sobre Segurança Pública e falou da disponibilidade do Estado em negociar com grevistas
Durante seu discurso na tarde desta segunda-feira (6), o líder do Governo e da Maioria, deputado Zé Neto (PT), falou a respeito do Programa Pacto Pela Vida. Lançado oficialmente nesta segunda, a nova política pública de segurança do governo baiano tem como objetivo principal a redução da violência e da criminalidade, com ênfase na diminuição dos crimes contra a vida.
“O Pacto Pela Vida traspassa todas as referências históricas que temos a respeito do que é necessário ser feito no âmbito de política de Estado para, num comportamento acima dos partidos, buscarmos resolver, ou pelo menos enfrentar, com muito mais resolutividade, os problemas na área da segurança pública”, disse.
Zé Neto ainda lembrou a presença de representantes de associações de bairro, movimentos sociais, artistas, representantes de religiões de matizes africanas, espírita e cristã, que tiveram participação ativa durante o evento. “Isso nos dá a régua e o compasso para dar um norte definitivo ao Programa, que já vem funcionando, inclusive, num processo de laboratório no Calabar. E o mais importante, com a contribuição da sociedade”, pontuou.
Já que este é um programa de e para o Estado e não de Governo, o líder governista aproveitou para convocar os deputados da Bancada da Oposição e do Bloco Independente para participarem do processo de debate que está aberto, a fim de que esta política possa receber proposições de todos os parlamentares, o que demonstra o posicionamento maduro e extremamente coerente e sensato do Governo Wagner. “Entendemos que este momento, tão importante para o povo baiano, não pode ser tratado apenas como um momento de disputas políticas menores”, frisou.
Zé Neto ainda enfatizou que durante o evento o governador Jaques Wagner anunciou a compra de mais 500 novos veículos e a contratação de 150 policiais civis aprovados em concurso público e lembrou a recente convocação de mais 3.500 policiais militares aprovados no último concurso para soldado da Polícia Militar (PM), uma medida fundamental do governador para o sucesso do Pacto pela Vida e de outros programas da área da Segurança.
Greve das UEBAS - A respeito da greve das Universidades Estaduais da Bahia (UEBAS), cuja reunião para resolução definitiva do problema aconteceu na tarde desta segunda (6), Zé Neto disse que espera que ela tenha o mesmo tom da reunião que aconteceu na última sexta-feira (3). “Espero que tenhamos êxito de parte a parte para encontramos um meio termo e fazer com que esta greve tenha o seu final”.
Sobre o fato de professores, estudantes e funcionários das UEBAS estarem acampados na Assembleia Legislativa a quase duas semanas, o parlamentar disse que esta é mais uma prova importante de democracia em nosso estado, importante para a Casa das Leis, que acolheu um movimento paredista de forma tranquila. “Óbvio que as ideias podem ser diferentes e que confrontos podem acontecer no campo ideológico, mas nada melhor do que saber que o exercício da democracia está funcionando em nosso Estado”.
Sobre a reunião com representantes do Estado e das Universidades, articulada conjuntamente por ele e pelo deputado Marcelo Nilo (PDT), Zé Neto disse que este foi um encontro importante para o avanço nas negociações, mais uma prova de sensatez das forças políticas.
“Que a gente tenha sempre o bom senso de fazer com as ideias diferentes possam, também, fazer parte do cenário baiano e que tenhamos sempre muito mais consenso e racionalidade para encontrarmos saídas para conflitos e problemas. E esta é a grande virtude deste governo e desta Casa Legislativa com a grande Bancada de Governo podendo ter tido uma atuação importante, sem omissão na hora do debate”, finalizou ao falar de sua alegria em fazer parte deste importante momento democrático os baianos, “que a cada dia, anda olhando para a frente, olhando para o futuro e podendo construir uma Bahia cada dia mais justa”.

 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323