Curso, voltado para empresários, profissionais e estudantes da região, teve início nesta terça (7) e prossegue até a próxima quinta (9), no auditório da Reitoria da Uesc
Preparar a região sul do estado para o processo de interiorização do gás natural. Com essa intenção, a Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e com o apoio das CDLs e Associações Comerciais de Itabuna e Ilhéus, promove o I Curso Sobre Gás Natural no Sul da Bahia, realizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP).
O curso, voltado para empresários, profissionais e estudantes da região, teve início nesta terça-feira (7) e prossegue até a próxima quinta (9), no auditório da Reitoria da Uesc. “Este é mais um passo destinado à criação de uma massa crítica sobre o gás natural, um importante vetor para o desenvolvimento socioeconômico baiano”, ressalta o diretor presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães.
Com a realização de eventos como este, explica Magalhães, a Companhia vem abrindo mercados, divulgando as características e vantagens do gás natural. O curso, com 32 alunos, apresenta conceitos básicos sobre o GN, características gerais, produção e utilização, dentre outros aspectos.
Segundo o engenheiro-químico Walmir Gomes, um dos instrutores do IBP, o evento explana as potencialidades e vantagens do gás natural, que vem abrindo um novo ciclo de desenvolvimento para o estado.
Desenvolvimento
Para o presidente da CDL de Itabuna, Jorge Braga, um dos participantes, o evento é de fundamental importância, uma vez que a Bahiagás vem impulsionando um salto de desenvolvimento para a região ao gerar mais oportunidades de trabalho e renda, além de atrair novos empreendimentos movidos pelo gás natural.
Quem também aposta nos investimentos da Bahiagás para o incremento tecnológico da região é o presidente da Associação Comercial de Ilhéus, Nilton Cruz, um dos participantes do curso. “Não vemos a hora do gás natural chegar ao Distrito Industrial de Ilhéus, que necessita desse tipo de energia para baratear os seus custos e ser mais competitivo no mercado”.
O gerente do Posto Universal - que comercializa gás natural, em Itabuna - Paulo César, considera o curso “uma excelente ferramenta de aprendizado. Posso repassar aos meus clientes, pois me surpreende a crescente demanda pelo combustível”.