Maior contribuição positiva foi de alimentos e bebidas
A produção da indústria baiana cresceu 0,4% em abril deste ano em comparação a março, mês imediatamente anterior ao pesquisado. Em relação a abril de 2010, houve queda de 4,1% na produção industrial, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), realizada pelo IBGE e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan).
No acumulado do ano (janeiro a abril), a PIM registra uma queda de 7,9%, comparando-se ao mesmo período de 2010. O acumulado dos últimos doze meses registrou decréscimo de 0,5%. O resultado negativo no indicador mensal é relacionado principalmente à redução em quatro segmentos de grande peso na estrutura industrial baiana - produtos químicos (-13,5%), celulose, papel e produtos de papel (-15,2%), metalurgia básica (-7,6%) e refino de petróleo e produção de álcool (-0,9%).
O segmento de veículos (-2,0%) também apresentou redução no indicador. A maior contribuição positiva foi de alimentos e bebidas (12,8%), seguida por minerais não metálicos (16,5%) e borracha e plástico (9,6%).