No dia 10 de janeiro de 2008, ocorreu no Barra Flat a formalização da participação oficial da Petrobrás no carnaval de Salvador em 2008. Estiveram presentes a assessoria de meio ambiente do deputado Zé Neto, o secretário de Meio Ambiente do Estado, Juliano Matos, o secretário de Cultura do Estado, Márcio Meireles, o secretário de Meio Ambiente do Município, Ary da Mata, o gerente regional de comunicação institucional da Petrobras na Bahia, Rosemberg Pinto, o presidente da EMTURSA, Misael Tavares, o secretário Luis Alberto da SEPROMI, entre outras ilustres presenças.
A Petrobras é uma das grandes parceiras do carnaval de Salvador, e este ano aceitou um desafio sugerido pelo governo que foi de colaborar na realização de um carnaval sustentável e parceiro do meio ambiente. Esta iniciativa contou com a parceria da Petrobrás, Superintendência de Meio Ambiente de Salvador (SMA) e Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (SEMARH), por intermédio do Programa Floresta Bahia Global.
Com o uso do B-05 (adição de 5%, de biodiesel ao diesel) nos trios e carros de apoio que irão circular no circuito do carnaval, irar-se reduzir a emissão de oito toneladas de co2. Também serão plantadas 33.320 mudas de árvores nativas e frutíferas, em reservas e parques do estado da Bahia, colaborando para a neutralização do co2 que será liberado durante o período de carnaval.
São ações com estas que fazem o estado da Bahia mais responsável ambientalmente e espera-se que essa prática faça parte da história do carnaval de Salvador. Se trata de um ponta pé inicial para incluir a festa no ritmo de defesa do planeta, ressaltou Rosemberg Pinto.
Informações: http://www.seia.ba.gov.br/noticias.cfm?idnoticia=3919