O estádio Roberto Santos, que integra o Complexo Esportivo de Pituaçu, será totalmente reformado. Um investimento da ordem de R$ 22 milhões, do governo da Bahia, vai promover a requalificação do espaço e intervenções no sistema viário que dá acesso ao local.
Com a obra, que atende a critérios sinalizados no Estatuto do Torcedor e que será realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), o estádio terá sua capacidade ampliada de 16 mil para 34 mil lugares. Os serviços, anunciados hoje (11), em solenidade no Salão Azul da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), devem ser iniciados na próxima semana e têm prazo de conclusão de cerca de seis meses.
O espaço físico existente será aproveitado, mas vai contar com estruturas novas – muros, vestiários, sala de juízes, sanitários, instalações elétricas e hidráulicas, sistema de irrigação e reservatórios. O estádio passará a contar com um sistema de esgotamento sanitário e terá a arquibancada revestida.
Entre os equipamentos contemplados com as melhorias, estão as tribunas de honra e de imprensa, as cabines de rádio e TV, a iluminação, os alambrados, os pilares e os cercamentos. Um placar eletrônico será instalado, além de um novo gramado.
Alternativa para clubes
Com a reforma, o estádio Roberto Santos servirá de alternativa para os clubes de futebol que estão sem espaço para realizar os jogos desde a interdição do Estádio Otávio Mangabeira (Fonte Nova).
As alterações no sistema viário que vão facilitar a entrada e a saída dos torcedores no estádio incluem o alargamento da pista com uma nova faixa na Avenida Pinto de Aguiar, a criação de um acesso pela Paralela, nas proximidades do Viaduto Dona Canô, a ampliação do calçadão e a implantação de uma passarela.
Na Paralela e na orla, uma área de estacionamento será construída e, em parceria com a prefeitura de Salvador, novas linhas de ônibus devem ser criadas para servir ao local.
Resposta do Estado
O governador Jaques Wagner participou da solenidade e disse que a reforma do estádio Roberto Santos é uma resposta do Estado ao que aconteceu em 25 de novembro de 2007 – data do desastre da Fonte Nova.
“Sei que nada apaga, nem vai apagar o que aconteceu, mas estamos aqui anunciando esta obra que beneficia o esporte baiano, que é um valor cultural de nossa sociedade. Vejo que este pode ser o início da montagem de uma grande área de lazer e esporte em Pituaçu, o que não existe hoje em Salvador. Nossa idéia é valorizar o esporte, que é uma porta de entrada para a inclusão social”, explicou o governador.
Ele destacou ainda a necessidade de os torcedores e o público se conscientizarem da importância da preservação do equipamento, “mantendo-o em boas condições para o lazer de todos”.
Na ocasião, Wagner recebeu uma camisa e uma bola da Federação Baiana de Futebol (FBF). O presente foi entregue por um grupo de moças que trajavam camisetas de vários times da Bahia. No início da solenidade, foi exibido um vídeo institucional que mostrava a situação atual do estádio Roberto Santos e como ele deve ficar após o projeto de reforma.
Pequeno histórico
Construído no final da década de 70, o estádio Roberto Santos foi concebido inicialmente como uma praça de esportes complementar à Fonte Nova. Hoje, seus muros estão com a estrutura deteriorada, as lajes dos banheiros comprometidas e a estrutura metálica em situação crítica. O projeto de reforma inclui também melhorias na sinalização, nos sanitários, nas cantinas e na bilheteria, que passará a ser eletrônica. O espaço contará ainda com postos médico e policial.
“O estádio praticamente vai ser reconstruído, de forma a torná-lo mais confortável para torcedores, atletas, juízes, dirigentes e preparadores físicos”, declarou a presidente da Conder, Maria Del Carmen. O presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, ressaltou que a reforma traz mais tranqüilidade ao futebol da Bahia, “pois o empreendimento é moderno e seguro”.
Intervenções nas vias de acesso
O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, explicou que não se trata de uma simples ampliação, mas de uma requalificação. “E parte dos recursos vai ser alocada em intervenções nas vias de acesso, evitando o engarrafamento que os torcedores poderiam enfrentar na Avenida Paralela”, observou.
Do total a ser investido, R$ 13,5 milhões vão ser utilizados na reforma, enquanto o restante será aplicado nas intervenções do sistema viário. Vasconcelos chamou atenção também para as ações do governo que valorizam o esporte baiano, como o projeto Sua Nota é um Show, responsável por 95% da bilheteria das partidas disputadas em 2007 no estado.
Ele anunciou que, por enquanto, a prioridade é a reforma do estádio Roberto Santos, “mas planos futuros apontam que o local deve se tornar um complexo esportivo de fato, destinado a atividades de lazer de diversas modalidades”.