Pblico lota o Pelourinho na abertura do So Joo da Bahia

Organizado pelo Governo da Bahia, a festa foi aberta pela primeira-dama, Fátima Mendonça, e pelo secretário Domingos Leonelli

Com atrações em todas as praças e largos do Pelourinho, um grande show de Gilberto Gil e Targino Gondim no Terreiro de Jesus, concurso de quadrilhas na Praça Municipal e barracas de comidas e bebidas típicas, a primeira noite do São João da Bahia agitou o Centro Histórico de Salvador nesta sexta-feira (17) com a animação característica da maior festa regional do Brasil.

Organizado pelo Governo da Bahia por meio da Secretaria do Turismo, a festa foi aberta pela primeira-dama, Fátima Mendonça, e pelo secretário Domingos Leonelli. Além de Salvador, o Estado apoia os festejos juninos também em mais de 100 cidades do interior. O investimento total, incluindo os patrocínios captados na iniciativa privada, somam R$ 10 milhões.

De acordo com o secretário Domingos Leonelli, o investimento na festa também envolve a divulgação do São João da Bahia no sul e sudeste do País. “Esse trabalho tem atraído um número cada vez maior de turistas destas regiões para o estado. Este ano, só uma operadora de turismo vendeu mais de 30 mil pacotes para a Bahia e a consequência é mais emprego e renda para o nosso povo que vive do turismo”.

A primeira-dama destacou a importância de o governo do estado apoiar o São João, “uma festa que todos podem aproveitar, que é aberta e não exclui. Se pensarmos no Natal, por exemplo, existem pessoas que não têm acesso ao que ele proporciona, mas no São João não. Todos, independente de classe, cor, sexo, podem curtir. É a nossa festa mais tradicional.”

Soteropolitano aproveita festa na capital antes de viajar
Apesar do tempo frio e da chuva, o público lotou o Pelourinho. Muita gente aproveitou para curtir o início do São João ainda na capital, já que no próximo fim de semana grande parte viaja para o interior. A expectativa é que cerca de 500 mil pessoas deixem Salvador durante o feriado.

Para a professora universitária Maria Santana a festa e o clima do Centro Histórico lembram muito o interior. “Eu vou viajar, mas se ficasse aqui não perderia um dia da festa no Pelourinho, é muito bom e esse casario antigo, a decoração, tudo lembra as cidades do interior”.

Já a comerciante Márcia Silva, que não vai sair da capital, disse que com a festa no Pelourinho não sente mais saudade dos arraiás em cidades do interior. “É uma típica comemoração junina, só não tem fogueira, mas o resto está tudo aqui, imperdível.”

Este é o primeiro fim de semana da festa no Pelourinho. Na próxima quarta-feira (22), os shows recomeçam e vão até o sábado (25), com apresentações de grandes nomes da música regional como Zelito Miranda, Alcymar Monteiro e Alceu Valença. Toda a programação pode ser consultada na internet, onde também estão disponíveis as atrações das cidades do interior.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323