Na Bahia, a imunização acontece em 3,5 mil unidades de saúde e postos de saúde da família, distribuídos por todos os municípios do estado
Começou neste sábado (18), e vai até o dia 15 de julho, em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de zero a cinco anos. Na Bahia, a imunização acontece em 3,5 mil unidades de saúde e postos de saúde da família, distribuídos por todos os municípios do estado. O lançamento oficial da campanha aconteceu na sede da Fiocruz, no bairro de Brotas, em Salvador, com a presença do secretário da Saúde, Jorge Solla.
Este ano, o governo do estado aproveita a convocação nacional contra a pólio para antecipar a oferta da Vacina Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba), que geralmente acontece em agosto. De acordo com Solla, a antecipação ocorre devido ao crescimento do número de casos de sarampo em países europeus que enviam turistas à Bahia.
“Não temos Sarampo no estado desde 2006, mas tivemos, no início deste ano, o caso de uma criança francesa que chegou infectada e manifestou a doença aqui. Rapidamente identificamos e evitamos outros casos, mas a vacinação é importante para evitar surtos em situações como essa. Como estamos no período de férias de verão lá e recebemos muitos visitantes, antecipamos a campanha, que vai ser reforçada em agosto.”
A vacinação contra sarampo vai até o dia 22 de julho. A meta da Secretaria da Saúde é vacinar, no mínimo, 80% do público alvo. Para a pólio são 1.08 milhão de crianças (0 a 5 anos) e contra o sarampo 1.324.102 (1 a 6 anos).
Este é o 32º ano da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 22º ano sem casos da doença no país. O Brasil está livre da pólio desde 1990. O último caso ocorrido foi em 1989, na cidade de Souza, na Paraíba. Atualmente a campanha é feita para evitar a reintrodução da doença no território brasileiro, já que em 19 países do mundo como o Paquistão, Congo, Tajaquistão, Afeganistão e Índia ainda ocorrem casos da doença.