Debate reuniu representantes da Sedur, Conder, movimentos sociais e o deputado Zé Neto
Com o intuito de discutir sobre o cadastro de demandas por habitação, a Caixa Econômica Federal realizou na tarde da última sexta-feira (17), uma reunião com representantes de órgãos do setor habitacional, em Feira de Santana. O deputado Zé Neto, líder do Governo e da Maioria na Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA), participou do evento.
Segundo Eleonora Lisboa Mascia, superintendente de Habitação da secretária de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), o debate foi realizado por entender a necessidade de uma percepção mais ampla em relação à demanda habitacional no município.
“O objetivo desse debate não é apenas no que diz respeito ao cadastro que foi realizado pela prefeitura municipal, Governo do Estado ou Caixa Econômica Federal, mas também a demanda dos movimentos sociais que é a demanda organizada coletiva, e que é importante nesse processo de discussão sobre o atendimento, qual é o perfil que está sendo atendido, de que forma estamos conseguindo enfrentar o déficit habitacional. Hoje em Feira de Santana, esse déficit habitacional gira em torno de 40 mil unidades em relação ao número quantitativo, além do qualitativo que é bastante amplo, pois existem unidades que precisam de melhorias, urbanização e infraestrutura”, frisa.
A superintendente da SEDUR ressalta ainda sobre a discussão em relação à questão da infraestrutura dos empreendimentos habitacionais. “Na primeira etapa do programa, não foi de uma abordagem tão ampla em relação à necessidade. Já no Minha Casa, Minha Vida 2 esse aspecto é corrigido e se abre a perspectiva de construção de espaços comerciais para a gestão da comunidade, quanto a execução de equipamentos de educação e saúde, que são essenciais para que possamos dar continuidade no programa, e atender a comunidade de forma mais efetiva”, conclui Eleonora.
De acordo com o superintendente regional da Caixa, José Gilberto Bastos Reis, essa é uma demanda por habitação de interesse social, onde é firmado um acordo entre a Caixa e o Governo, beneficiando as famílias cadastradas no “Minha Casa, Minha Vida”. Ele explica que relacionado ao fluxo geral da demanda, a Caixa tem como função solicitar e receber a demanda para selecionar, o estado encaminha o boletim de dados dos cadastrados, o município seleciona conforme os critérios nacionais e locais”, enfatiza.
Para o deputado Zé Neto, líder do Governo e da Maioria na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), esse é um dos maiores programas da história do Brasil e será ampliado em Feira de Santana. “Na Bahia, vamos superar a meta do programa Minha Casa, Minha Vida 2, que é de 200 mil casas”, diz.
Presentes
Participaram da reunião o deputado estadual Zé Neto, Eleonora Lisboa Mascia, superintendente de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), José Gilberto Bastos Reis, superintendente regional da Caixa, Adalva Tonha, diretora de Habitação da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), Amarildo Costa dos Santos, consultor da secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, além de representantes de movimentos sociais.
Confira mais fotos.