Zé Neto intermediou a reunião, que resultou em um encontro a ser realizado na Sede da Abase, em Salvador, no dia 07 de julho, das 08 às 10h, para discutir o tema
Na tarde desta terça-feira (21), o deputado estadual Zé Neto (PT), intermediou uma reunião entre o presidente da Associação Baiana de Supermercados (Abase), Teobaldo Costa, e o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, para discutir um assunto que tem preocupado lojistas, varejistas, distribuidores e atacadistas: o roubo de cargas nas estradas baianas.
Na oportunidade, Teobaldo Costa disse que, como o número deste tipo de crime tem crescido em Salvador e demais cidades do interior, onde o fluxo de cargas é significativo, é necessário descentralizar o local de registro de queixas e resolução do problema da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (DECARGA) de Feira de Santana, única no estado especializada neste segmento.
“É complicado ter que deslocar-se para Feira de Santana para prestar queixa e, quando a carga é resgatada, retirada de mercadorias”, disse o presidente da Abase, segundo o qual esse é um dos fatores que às vezes dificulta o registro dos delitos, o que acaba por fazer com as estatísticas não estejam em consonância com a realidade.
O secretário afirmou que a Decarga de Feira de Santana é muito eficiente, mas que, diante da demanda, o Departamento de Inteligência Policial da Bahia já estava estudando a montagem de núcleos estratégicos de inteligência regionais.
“Os lojistas, varejistas, distribuidores e atacadistas podem contribuir para compor as formulações para a solução dos problemas não apenas dos roubos, mas de recepção das mercadorias”, disse Zé Neto, ao sugerir um encontro entre as categorias e membros da Secretaria de Segurança Pública.
Acatando a sugestão do Líder do Governo, o secretário agendou uma reunião na Sede da Abase, no bairro de Armação, em Salvador, no dia 07 de julho (quinta-feira), das 08 às 10h, para discutir o tema.