Cachoeira a sede do Governo do Estado pelo quarto ano consecutivo

Solenidade foi iniciada com o hasteamento das bandeiras Nacional, Estadual e Municipal

O município de Cachoeira, localizado no Recôncavo baiano, foi sede Governo do Estado no dia 25 de junho, pelo quarto ano consecutivo. A ação se repete em homenagem às batalhas que resultaram na independência da Bahia e do Brasil. O ato demonstra o esforço do Governo do Estado para tornar as datas cívicas conhecidas e comemoradas em todo o País.

“Aqui é um ato simbólico para engrandecer a data e fazer com que a história da Bahia seja cada vez mais reconhecida por nós e por todos os brasileiros. Foram os heróis do 25 de Junho e do 2 de Julho que conseguiram a unidade brasileira naquele momento da independência”, disse o governador Jaques Wagner.

A transferência da sede do Governo para Cachoeira cumpre o que está previsto na Lei 10.695/07, aprovada pela Assembléia Legislativa da Bahia e sancionada pelo governador Jaques Wagner, em 2008. O decreto determina que todos os anos, no dia 25 de junho, a sede do governo seja instalada no município, já que, nesta data, em 1822, os cachoeiranos deram início às lutas pela Independência da Bahia, que culminaram com o 2 de Julho.

Nacionalização

O diretor geral da Fundação Pedro Calmon, professor Ubiratan Castro, explicou que os esforços pela Independência se justificam porque, após a invasão de Salvador por tropas portuguesas para impedir a unificação do Brasil no processo de independência, a Câmara de Cachoeira foi o primeiro ponto de reação.

“A Câmara foi bombardeada por uma canhoneira que estava no rio Paraguaçu. Três dias de lutas, ao fim dos quais o povo venceu, tomou a canhoneira e convocou todas as câmaras do Recôncavo para formarem o primeiro governo brasileiro independente, organizando a guerra para expulsar as tropas portuguesas. Três meses depois é que Dom Pedro I proclamou a independência em São Paulo”, contou Castro.

Para a representante da Irmandade da Boa Morte, Dalva Damiana, os festejos e o esforço para o reconhecimento nacional das datas cívicas baianas são vistos com muito amor, orgulho e agradecimento. “Para mim, é a força de Cachoeira, a mulher independente, Cachoeira é Terra Mãe e deu o primeiro passo da história para a independência do Brasil”.

Festejos

Em prosseguimento às comemorações do dia, turistas, autoridades e a população participaram, na Igreja da Ordem Primeira do Carmo, de um Te Deum, missa solene realizada durante os festejos.

Durante os festejos, foi realizada uma sessão solene na Câmara dos Vereadores, com a presença do governador Jaques Wagner, deputado estadual Zé Neto, líder do Governo e da Maioria na Assembléia Legislativa da Bahia, o prefeito de Cachoeira, Tato Pereira, a senadora Lídice da Mata, presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, além de secretários de Estado, vereadores e deputados federais.

A sessão solene foi encerrada com a passagem em revista do governador as tropas das Forças Armadas e da Polícia Militar, na praça em frente à Câmara Municipal.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323