O secretário de Administração, Manoel Vitório, recebeu na manhã desta segunda-feira, 14 de janeiro, representantes sindicais dos servidores públicos estaduais que foram destituídos dos seus cargos nas últimas décadas, devido às perseguições políticas. Participaram também desta reunião, o secretário de Relações Institucionais, Rui Costa e os deputados Zé Neto e Álvaro Gomes.
De acordo com Manoel Vitório, até o fim de janeiro apontará o caminho para solucionar este problema. “A discussão sobre o assunto avança. O pleito era a reparação, as providências o governo já tomou e aqui com a Fetrab e outros sindicatos, montamos um cronograma de reuniões semanais, através da secretaria de Relações Intitucionais, que conduzirá as medidas até o fim deste mês”, explica.
Segundo o secretário de Relações Intitucionais, Rui Costa, o governo está analisando cada demissão separadamente. “Oito situações de policiais militares já foram resolvidas. Os agentes penitenciários são 12, mas destes, 3 já foram reintegrados e os nove que faltam terão respostas de cada situação até o fim do mês de fevereiro”, confirma.
Os processos se encontram na Procuradoria Geral do Estado. O deputado Zé Neto ficou encarregado de acompanhar os trâmites dos processos com mais proximidade. O parlamentar vai dialogar com o procurador geral, visando um andamento mais célere dos mesmos.
O deputado estadual Zé Neto, que é presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa, diz que na época acompanhou como advogado a situação de vários servidores demitidos. “ A Bahia agora é um exemplo de democracia para o país, pois o governo tem aberto o diálogo com todas as categorias que o procura. Como presidente da CCJ e conhecedor deste processo, venho ajudar nas negociações e deixar à disposição os trabalhos da comissão para uma eventual necessidade de formulação de lei”, comenta.