Através do Programa Começar de Novo, conjunto de ações voltadas à sensibilização de órgãos, empresas e sociedade civil, Governo quer ampliar oportunidades de reinserção social
O governador Jaques Wagner e a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Telma Brito, assinam nesta sexta-feira (1º), às 9h, no auditório do TJ, termos de cooperação técnica com órgãos públicos, organizações não governamentais e empresas privadas para a promoção da capacitação profissional de presos e egressos do sistema carcerário. A iniciativa faz parte do programa Começar de Novo, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, desenvolvido em parceria com os Tribunais de Justiça Estaduais.
Dentre as empresas que firmarão cooperação estão a Fonte Nova Negócios e Participações (FNP), responsável pela Arena Fonte Nova, que contará com os serviços de presos em regime semiaberto nas obras; Candeias Melo Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda; ME, Engetherm Móveis e Equipamentos Ltda; EPP, Fábrica de Estopas Ltda; e M2A Serviços Automotivos Ltda. Serão disponibilizadas 113 vagas para os presos contemplados.
As secretarias estaduais de Segurança Pública, de Educação, e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte também vão assinar termos de cooperação técnica, incluindo compromissos com a implantação de ações voltadas para a integração social dos apenados. Os termos que serão assinados com algumas instituições, a exemplo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia (Sebrae), visarão, acima de tudo, a capacitação profissional para o público-alvo do programa.
O programa Começar de Novo é um conjunto de ações voltadas à sensibilização de órgãos, empresas e sociedade civil, com o propósito de proporcionar, em âmbito nacional, oportunidades de reinserção social para presos, egressos do sistema penitenciário e cumpridores de penas ou medidas alternativas.