Personalidades e instituies so homenageadas com a Ordem 2 de Julho

Entrega da medalha da Ordem 2 de Julho é uma forma de honrar os que contribuiram para a cosolidação da independência baiana e brasileira além de comemorá-la

A cerimônia de outorga da Grã-Cruz da Ordem 2 de Julho - Libertadores da Bahia, mais alto grau do título criado em honra aos que contribuíram para a consolidação da Independência do Brasil no estado, foi realizada pela segunda vez, no Palácio Rio Branco, nesta sexta-feira (1). Os primeiros agraciados foram os historiadores Cid Teixeira e Luís Henrique Dias Tavares, que receberam a medalha das mãos do governador Jaques Wagner, Grão-Mestre da Ordem 2 de Julho.

Também receberam a homenagem, as instituições Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, do município de Cachoeira, na pessoa da sua representante, Joselita Sampaio Alves, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), por meio da sua presidente, Consuelo Pondé, a Associação Comercial da Bahia, através do presidente Eduardo Morais de Castro, e a imprensa baiana, representada pela Associação Bahiana de Imprensa (ABI), por meio do seu presidente, Walter Pinheiro.

Entusiasmo popular - Para Cid Teixeira, a medalha é uma forma de comemorar a data da Independência da Bahia e do Brasil. “Eu acho muito importante que o poder público não deixe morrer o entusiasmo popular. É comovente ver, no trajeto do caboclo e da cabocla, casas de gente pobre com ornamentação. É muito bonito ver que o poder público também ingressa nessa festa da comemoração da Independência”.

A história da Independência está contada nos livros de Luís Henrique Dias Tavares. “Eu me sinto extremamente honrado em receber o título. Sou professor emérito das universidades federal e estadual. Minha vida é de professor e se soma com os livros que escrevi”.

Joselita, da Irmandade da Boa Morte, disse que a medalha representa o marco da luta pela liberdade. “É a lembrança dos nossos heróis. As instituições e entidades de classe não têm mais medo de solicitar e fazer suas manifestações. Essa comenda não pertence só à Irmandade, pertence a Cachoeira”.

Walter Pinheiro, que recebeu a medalha condição de presidente da ABI, ressaltou “o papel fundamental da imprensa baiana, nos seus 200 anos, para a liberdade e para a soberania do nosso País”.

Bons exemplos - Segundo o governador, o título foi criado para que os baianos homenageiem os bons exemplos da história. “Hoje, nós homenageamos duas pessoas e quatro instituições que contribuíram para a preservação das nossas tradições. Assim, creio que faço o que há de melhor para o povo baiano - reverenciar a memória e o heroísmo do povo do 2 de Julho, que consolidou a Independência do Brasil aqui na Bahia”. O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi a primeira personalidade a receber a medalha, em 2010.

Medalha - O 2 de Julho é considerado o Dia da Independência da Bahia. Nessa data, o estado comemora a vitória das tropas brasileiras sobre os portugueses e a separação definitiva do Brasil do domínio lusitano. A Ordem 2 de Julho - Libertadores da Bahia foi instituída pela Lei 11.902, de 20 de abril de 2010, e regulamentada pelo Decreto 12.226, de 1º de julho, publicado na edição do Diário Oficial do Estado do dia 2.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323