Às 9h, o governador Wagner, acompanhado do deputado Zé Neto e de outras autoridades, participou do hasteamento das bandeiras, iniciando as comemorações do 2 de Julho
Logo no início da manhã deste sábado (2 de Julho), centenas de pessoas já se aglomeravam no bairro da Lapinha, em Salvador, para esperar o início do cortejo cívico em comemoração aos 188 anos da Independência da Bahia. Às 9h, o governador Jaques Wagner, acompanhado do líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado estadual Zé Neto (PT), e de outras autoridades, participou do hasteamento das bandeiras, dando início às comemorações do 2 de Julho. Logo em seguida, Wagner, em companhia da primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, colocou flores no busto do General Labatut, que ajudou os brasileiros a se libertarem do domínio português.
“O 2 de Julho, como todos sabem, é a maior data que a Bahia tem. É a data da cidadania. Gosto de repetir que é uma data nacional, reverenciada pelos baianos, com absoluta participação popular”, disse o governador.
Após a visita ao busto do general Labatut, foram entregues os carros do caboclo e da cabocla, dando início ao cortejo cívico da Lapinha em direção ao Pelourinho. Participam das comemorações também secretários estaduais, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, entre outras autoridades.
Na parte da tarde, às 14h, o governador participa, no 2º Distrito Naval, no Comércio, da homenagem aos Heróis da Independência. A partir das 14h30, Jaques Wagner estará presente na mesma homenagem, dessa vez, na Câmara de Veradores de Salvador, na Praça Municipal, de onde sairá, às 15h, o cortejo do Dois de Julho em direção ao Campo Grande.