04
Jul
Alegria e irreverência invadiram as ruas do Centro de Feira de Santana, na manhã do último domingo (3), com a passagem do Bando Anunciador da Festa de Nossa Senhora Santana. A manifestação anuncia o início da festa religiosa em homenagem à padroeira da cidade.
O cortejo percorreu a rua Conselheiro Franco, passando pelas praças Fróes da Mota e da Bandeira, seguiu pelas ruas Marechal Deodoro e Sete de Setembro (Beco do Mocó) e Praça da Matriz, encerrando na área do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).
Ao som das fanfarras e dos sambas de roda, pessoas de todas as idades vestiram suas fantasias e interpretaram personagens que chamara a atenção, a exemplo da Nega Maluca, baianas, noivas e majestades que abrilhantaram o cortejo. Dutante a caminhada, os manifestantes também deram destaque às lutas contra o machismo e os diversos tipos de violência.
Participaram do Bando Anunciador, representantes dos movimentos culturais de Feira de Santana, o deputado estadual Zé Neto, líder governista na Assembleia Legislativa, o secretário nacional de Turismo, Colbert Martins, os vereadores Ângelo Almeida e Marialvo Barreto, a diretora do Cuca e organizadora do Bando, Celismara Gomes da Silva, além de representantes dos movimentos sociais, grupos folclóricos, participantes das oficinas promovidas pelo Cuca, estudantes, artistas e populares de diversos bairros da cidade.
"Bando de Lucas"
Com os corpos pintados com carvão, o “Bando de Lucas”, composto por estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), resgatou a história do “Nego Fugido”. Os estudantes pintaram diversos participantes, entre eles, o deputado Zé Neto que participa anualmente dos festejos. “Esse anúncio da festa de Senhora Santana é uma importante manifestação que resgata a identidade cultural de Feira de Santana”, afirmou.
Histórico
O cortejo do Bando Anunciador foi extinto nos anos 80 por decisão da diocese local, pois constituía a chamada parte profana das homenagens à Senhora Santana. Em 2007, a UEFS resgatou a tradição do cortejo que marca o início do novenário em homenagem à padroeira.
Além do Bando Anunciador, o projeto discute questões referentes à cidade, seus valores e identidade. Para dar continuidade à programação do projeto, o Cuca realiza uma exposição coletiva em homenagem a Nossa Senhora Sant’Ana entre os dias 7 de julho e 15 de agosto. Serão exibidas diversas telas produzidas por 22 artistas no Museu de Arte Contemporânea (MAC) e na Galeria de Artes Carlo Barbosa.
Ato católico
À noite, o deputado Zé Neto participou da missa, na Catedral Metropolitana de Feira de Santana, que anunciou a Festa de Senhora Santana, que acontece de 17 à 26 de julho. Com o tema “Com Sant’Ana queremos renovar o dom de Deus”, os festejos serão realizados em vários bairros da cidade.
Após a celebração, Zé Neto hasteou a bandeira baiana. No ato simbólico, também foram hasteadas as bandeiras de Feira de Santana e do Brasil.
Confira mais fotos.