Além de estudanteda UEFS, alunos das FAFIS, da FAN, da Anísio Teixeira, da Maria Milza e da UFRB também farão estágio supervisionado no HEC
As atividades de Ensino e Pesquisa do Hospital Estadual da Criança (HEC) estão a todo a vapor. Na manhã desta terça-feira (5), alunos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) estiveram no auditório do hospital para receber um treinamento com aulas sobre Segurança do Trabalho e de Controle de Infecção Hospitalar.
“O HEC nasceu vocacionado para o Ensino e Pesquisa. Por isso, todas as providências necessárias para que os estágios aconteçam de forma tranquila e alcancem o objetivo de qualificar futuros profissionais, estão sendo tomadas. Esse treinamento que orienta o aluno sobre como se comportar na instituição é uma dessas providências.”, explicou o médico e coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa, Celso Santana.
Durante o treinamento, que é obrigatório para os estudantes que utilizarão o hospital como campo de estágio, a coordenadora do Controle de Infecção Hospitalar, enfermeira Mônica Cardoso, explicou as normas internas de trabalho e controle de infecção hospitalar do HEC, além de apresentar os equipamentos de proteção individual que eles deverão utilizar durante o estágio. Em seguida, foi a vez da técnica em Segurança do Trabalho, Geysa apresentar as normas e condutas de trabalho adequadas para evitar acidentes de trabalho.
“Não é comum em outros campos de prática, preparar o aluno antes do primeiro ingresso. Essa iniciativa é extremamente positiva, pois o aluno acaba se envolvendo mais com o compromisso e a seriedade da instituição.”, declarou Juliana Miranda, coordenadora do curso de Enfermagem da UEFS.
A estudante Bruna Borges, aluna do 5º semestre, ficou entusiasmada com o primeiro contato com a unidade. “Encontrei aqui um ambiente estruturado e organizado para desenvolvermos nossas atividades. Já fizemos estágios em outras instituições, nas quais não existe essa preocupação de nos preparar antes de desenvolver as atividades. Além disso, os profissionais que ministraram o treinamento são capacitados.”, destacou Bruna.
Além de estudanteda UEFS, alunos das faculdades Adventista da Bahia (FAFIS), da Nobre, Anísio Teixeira, Maria Milza e da Universidade Federal do Recôncavo Baiano também farão o estágio supervisionado no HEC neste semestre e os treinamentos para os respectivos alunos serão realizados ao longo do mês de julho.