A cidade de Cipó, há 251 quilômetros de Salvador, comemorou neste sábado (9) 80 anos de emancipação política. Para festejar a data, o Governo do Estado entregou à população a nova Praça 13 de Maio, que ganhou uma moderna quadra poliesportiva, parque infantil, quiosque, jardim e rampas de acesso.
A obra teve investimento de R$ 745 mil e criou mais um espaço de lazer para a população da cidade. A inauguração da Praça 13 de Maio contou com a presença do governador Jaques Wagner.
Durante a visita, o governador também participou da inauguração de um Centro de Referência de Assistência Social para o Idoso (Cras) e de uma unidade do Programa Saúde da Família (PSF). O novo posto vai atender a mil famílias, terá uma equipe com médico, enfermeiros, assistentes sociais e será a referência do Programa Medicamento em Casa, do Governo do Estado.
“É muito bom poder vir a Cipó no dia do seu aniversário e entregar à cidade obras que melhoram a vida das pessoas. Aqui estamos inaugurando uma praça que teve um bom investimento e está bem equipada para servir desde os jovens até os mais velhos”.
O PSF e o Cras funcionam ao lado da praça 13 de Maio. Para dona Yolanda Silva, que mora no bairro, os novos serviços vão melhorar muito a vida dela e da família. “Não preciso mais ir longe para conseguir um atendimento do médico; é um conforto muito grande para mim, que já estou com quase 70 anos, ter um posto desse perto de casa”.
Já a neta de dona Yolanda, a garota Raquel Santana, de 13 anos, gostou mais da praça. “Está linda mesmo, agora temos a praça mais bonita da cidade aqui no bairro, vai virar o ponto de encontro de todo mundo”.
Grande Hotel de Cipó pode ser reaberto
Durante a inauguração da praça 13 de Maio, o governador Jaques Wagner anunciou que está em andamento a elaboração do projeto de reforma e reabertura do Grande Hotel de Cipó. A ideia é transformar o empreendimento num centro de formação em hotelaria.
“Estamos trabalhando nisso, e esperamos conseguir com os recursos do PAC Cidades Históricas reformar e reabrir o Hotel, que tem tantas histórias e é sem dúvida um grande atrativo para a cidade.”