Em um evento que reuniu prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos e membros do governo estadual e federal, a Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores oficializou o ingresso de novas lideranças na legenda, nesta sexta-feira (15), no Hotel Sol Barra, em Salvador. O encontro ainda foi uma maneira de dar um ponta-pé inicial no caminho da sucessão e da construção de governos petistas no estado.
Durante a mesa de abertura - onde se discutiu relações de governo sob a direção do secretário Estadual de Relações Institucionais, Cezar Lisboa - o governador Jaques Wagner exaltou o papel do PT no processo de democratização do país e pontuou as metas para os próximos pleitos: fazer o partido crescer em número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos em 2012. Para 2014, a idéia é garantir a continuidade do projeto político iniciado pelo ex-presidente Lula no âmbito nacional e eleger quem possa tocar o projeto iniciado em 2007 na Bahia pela atual gestão.
“Em 2014, teremos oito anos de trabalho pela Bahia, contra mais de quarenta de outro projeto. Oito anos é pouco para o muito que ainda precisa ser feito. Nossa caminhada ainda é muito jovem, mas uma das que mais importantes na história política brasileira e latina”, disse o governador ao justificar as metas estabelecidas para a Bahia e para o Brasil e enfatizar que “a nossa riqueza enquanto partido é a nossa pluralidade”.
Aos recém chegados, o presidente estadual da legenda, Jonas Paulo, deu as boas vindas, fazendo questão de dizer que, embora haja movimentação para fortalecimento e ampliação do PT, o que se quer é manter a união com as bases aliadas. “Queremos construir um projeto coletivo de governo priorizando a unidade das forças políticas, da aliança estadual, com foco nas 20 principais cidades do estado”, disse Jonas ao exaltar os princípios do projeto político que encabeça.
A respeito do projeto político, o coordenador do PT na Câmara Federal, Nelson Pelegrino, disse que este é um “modelo de soberania e de inclusão social jamais visto na história do país, que pensa no crescimento paralelo à distribuição de renda e conseqüente redução da pobreza consolidando assim o desenvolvimento social”.
Compondo a mesa de abertura, a prefeita de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, Moema Gramacho, que também é 1ª vice-presidenta da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), frisou os feitos do Governo Wagner na área de atenção à mulher, a exemplo da criação da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), atendendo a uma antiga demanda do movimento de mulheres baiano, e a ampliação do período de licença maternidade das servidoras públicas estaduais de 120 para 180 dias.
Como não podia deixar de ser, o deputado estadual e líder governista na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Zé Neto – que é o primeiro vereador do PT eleito na segunda maior cidade baiana, Feira de Santana, e o deputado estadual reeleito no ano passado com maior número de votos pela legenda - participou do evento.
Quem também marcou presença foi o senador Walter Pinheiro, o presidente nacional da Petrobrás, Sergio Gabriele, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Luiz Caetano, os deputados federais Amauri Teixeira, Emiliano José, Rui Costa e Geraldo Simões, os deputados estaduais Yulo Oiticica (líder do PT na ALBA), Rosemberg Pinto, Joacy Dourado, Bira Coroa e Neuza Cadore, os secretários de Estado Osvaldo Barreto (Educação), Carlos Brasileiro (Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza) e Vera Lúcia Barbosa (Políticas para as Mulheres), os prefeitos Toinho do PT (Amélia Rodrigues), Manoel (Nova Fátima), Val de Maninho (Conceição da Feira), Jorge Flamarion (Tanquinho), Neide (vice-prefeita de Pedrão) e os vereadores de Salvador Vânia Galvão e Gilmar Santiago, além de representes de mais 33 municípios.
Clique aqui e confira mais fotos do evento.