Z Neto rene-se com gestores da sade em busca de solues para crise em Feira

Contrato emergencial com o HDPA e central de regulação foram algumas das decisões

Após os médicos do Hospital Geral Clériston Andrade apontarem o aumento gradual do atendimento de urgência e emergência na unidade, o que resultou na superlotação ocorrida na última quinta-feira (14), o deputado estadual Zé Neto, líder do Governo e da Maioria, solicitou uma reunião com o secretário estadual da saúde Jorge Solla. Dada a gravidade da situação, a reunião aconteceu ainda nessa sexta-feira (15), na sede da Secretaria, e contou com a presença de gestores do HGCA, entre eles a Drª. Wuilma Carvalho e Alexandra Garrido, o secretário municipal de saúde de Feira de Santana, Getúlio Barbosa, além de Ricardo Costa, representando a Associação de Hospitais e Serviços de Saúde (AHSEB), Sandra Peggy Carvalho, diretora do Hospital Dom Pedro de Alcântara e técnicos da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

Ficou decidido que a SESAB enviará dois assessores técnicos que auxiliarão a administração municipal na estruturação de uma central de regulação de leitos que, segundo Solla, deve iniciar o funcionamento até o final do mês. Com esse sistema de gestão operando, será possível planejar o recebimento de pacientes das cidades circunvizinhas e melhorar a articulação entre o HGCA e outras unidades de atendimento. “Não se pode resolver tudo com o Clériston, precisamos criar formas de articulação com os outros Serviços”, pontuou Solla.

Um novo contrato emergencial, nos mesmo moldes do que foi encerrado no mês de outubro do último ano, será firmado com o Hospital Dom Pedro de Alcântara, instituição filantrópica dirigida pela Santa Casa de Misericórdia. O HDPA passará a receber pacientes em situação de urgência e emergência encaminhados pelo Hospital Clériston Andrade e deve contar com uma residência cirúrgica.

Zé Neto propôs a criação de um fórum permanente que avalie e alinhe as decisões dos poderes públicos e dos administradores. O parlamentar já deixou agendado com os presentes uma reunião daqui a um mês para acompanhar os ajustes decididos hoje. “Não podemos negar que Zé Neto tem sido a pessoa que mais tem se preocupado com melhorias em Feira de Santana nessa articulação entre o Estadual e Feira”, declarou Getúlio Barbosa.

"Vamos convocar os municípios da região e a classe médica para a responsabilidade, eles não podem ficar de fora dessa crise”, lembrou o líder do Governo destacando a importância de ampliar o diálogo.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323