Com o objetivo de debater os avanços na trajetória recente de implementação do Estatuto das Cidades e as perspectivas para o fortalecimento do planejamento e da gestão urbana com foco na participação da sociedade, ocorreu na noite desta segunda-feira (18), no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana, um seminário sobre os dez anos de Estatuto das Cidades.
No início dos trabalhos o proponente do evento, o vereador Angelo Almeida (PT), salientou a luta dos vereadores de oposição na Câmara Municipal de Feira de Santana em possibilitar a participação da sociedade civil nas decisões da administração municipal.
Durante os trabalhos - mediados pelo engenheiro e professor da UEFS, Gerinaldo Costa - a tônica principal das exposições dos palestrantes foi a necessidade de uma administração com transparência e participação maior dos cidadãos na fiscalização e acompanhamento de propostas.
O evento - que propôs uma forma de avaliar a aplicação do Estatuto em Feira de Santana e de debater ações que possam contribuir com o crescimento da cidade - reuniu especialistas e técnicos em desenvolvimento urbano como a professora de Direito Urbanístico da Universidade Estadual de Feira de Santana e mestra em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA, Adriana Lima, o professor de Gestão Ambiental e diretor da Unidunas, Lutero Maurício e o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-BA), o engenheiro agrônomo, Jonas Dantas.
O representante do Mandato do deputado estadual Zé Neto (PT), o professor Aurelino Bento, também esteve presente no seminário.
19
Jul