Foi aprovada nesta quinta-feira (28), em Brasília, na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) a proposta feita pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através do secretário Jorge Solla, da liberação do saldo de recursos da assistência farmacêutica básica, no valor de R$ 38 milhões, para que o município de Salvador quite suas dívidas com as entidades filantrópicas, que prestam atendimento à população pelo SUS.
De acordo com o secretário Jorge Solla, que acompanhou todo o processo em Brasília, entre os dias 8 e 10 de agosto, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinará a portaria para a liberação dos recursos. "Agora, a partir dessa aprovação, a oferta de serviços de saúde nas entidades filantrópicas está assegurado, o débito da prefeitura de Salvador com estes prestadores será normalizado e o plano de recomposição do teto financeiro do município deve ser concluído rapidamente", explicou o secretário.
Na última reunião da Comissão Intergestores Bipartite, o secretário explicou que estava empenhado para que essa aprovação fosse efetivada. Solla e o secretário municipal de Saúde, Gilberto José, explicaram aos membros da CIB a situação de Salvador e todo o encaminhamento que eles vinham dando para resolver essa questão.