O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, a fim de conhecer as suas instalações e habilitar mais leitos da sua Unidade de Terapia Intensiva, que hoje conta com 40 leitos, sendo 20 de UTI Pediátrica e 20 de UTI Neonatal.
O líder governista e deputado estadual Zé Neto (PT), deu as boas-vindas ao Ministro, que esteve acompanhado do Secretário Estadual da Saúde, Jorge Solla. Zé Neto acompanhou - juntamente com a diretora da unidade hospitalar, Edilma Reis - todo o evento e conversou com o Ministro a respeito da saúde na Bahia a fim de fortalecer a parceria entre os governos e possibilitar ainda mais investimentos para o estado.
Durante seu discurso, o Ministro anunciou a liberação de R$ 17,5 milhões para a reforma e ampliação das emergências dos hospitais Clériston Andrade (Feira de Santana), Hospital Base de Vitória da Conquista e Hospital Luiz Viana Filho (Ilhéus).
Padilha anunciou ainda a entrega de mais 15 leitos da Unidade Semi-intensiva Neonatal do Hospital Clériston Andrade e mais seis novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) nos municípios de Itaberaba, Santo Amaro, Catu, Ilhéus, Dias D’Avila e Lauro de Freitas.
Na oportunidade, o Ministro mostrou-se orgulhoso com o trabalho que vem sendo feito na área da saúde no país e afirmou estar impressionado com a qualidade estrutural e técnica do HEC.
“Eu ando em todas as cidades deste país. Ando em hospitais públicos, em hospitais privados, em hospitais universitários. Ando em institutos de excelência no cuidar da criança no Brasil, e posso dizer com muita tranqüilidade que pode existir algo parecido com o que vi aqui, mas, melhor, não existe. Estou muito impressionado com a qualidade do Hospital”.
Outra novidade anunciada pelo Ministro Padilha foi o Programa Pró-residência, no qual o Ministério da Saúde irá financiar aberturas de vagas de residências nas especialidades que o Brasil precisa, como em pediatria, neurocirurgia, geriatria e oncologia.
“Nós acabamos de regulamentar uma portaria do Ministério da Saúde para que os estudantes de medicina que se formaram na faculdade privada com os recursos do FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), a cada ano que eles trabalharem, depois de formados, no SUS, onde o SUS precisar deles, será descontado do valor que eles pagariam do crédito educacional”, garante Padilha.
O deputado federal Amauri Teixeira (PT), que é um dos defensores da saúde baiana no Congresso Nacional, esteve presente e destacou a importância do evento. “Certamente a vinda dele (Padilha) nos permite solicitarmos depois mais recursos para manter este hospital, uma prova de que possível um SUS de qualidade, sofisticado e mais humanizado”, disse Amauri.
Já a diretora do HEC afirmou que a visita do Ministro foi muito importante para Feira de Santana, pois “demonstra a importância e a magnitude do Hospital Estadual da Criança, que nasceu para ser o segundo maior hospital pediátrico do Brasil, tanto em complexidade, como em número de leitos".
Clique aqui e confira mais fotos.