Um evento que marca a força da cultura local traduzida na história da população. Assim pode ser descrita a Lavagem de Saubara, a 96 km de Salvador, que envolveu a população da cidade e reuniu turistas neste domingo (31). Já na entrada da cidade, as caretas, forte registro da cultura local, aguardavam aqueles que chegam ao município, conhecido, dentre outros, por suas belas praias.
Ao som de marchinhas, do toque de Afoxés e do samba, o sagrado e o profano inspiraram milhares de pessoas a caminhar pelas ruas da cidade com entusiasmo e sentimento de respeito à diversidade religiosa na Festa de São Domingos de Gusmão. Vestidas com trajes típicos, baianas carregavam vasos com água-de-cheiro usada para lavar as escadarias da Igreja dedicada ao santo.
Ao lado de João Carlos (Jony), liderança local, o Mandato do deputado estadual Zé Neto (PT), acompanhou as atividades no período da manhã. Vestindo camisetas com o lema “A cultura do povo é a nossa raiz”, o grupo organizado por Jony percorreu as ruas carregando o sentimento da importância do engajamento político da população com um projeto político que possa envolver as comunidades locais e levar melhorias para a cidade.
Para João, a presença do Mandato da Luta demonstra seu compromisso com os companheiros da cidade. “O Mandato de Zé Neto é parceiro de luta e, além disso, temos nele uma relação que passa a relação política, constituindo-se em amizade”, disse João ao despedir-se da comitiva.
Clique aqui e confira mais fotos.