Curso em Feira de Santana discutirá o papel do controle social e a relação entre representantes e a base social
Feira de Santana receberá três turmas para o curso de capacitação de agentes públicos municipais de controle social da política de assistência social e do Programa Bolsa Família. A formação, que é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com parceria do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), faz parte de uma iniciativa nacional.
Serão 180 vagas e as inscrições podem ser feitas até 4 de agosto. A documentação deve ser encaminhada para o e-mail controlesocial@solarconsultoria.com.
Nacionalmente, a capacitação oferece mais de 21 mil vagas , separadas por região e distribuídas entre todos os municípios brasileiros. Na próxima terça-feira (9), começam as aulas no polo de Feira de Santana. Em cada uma das cidades, são oferecidas três vagas para conselheiros municipais e duas vagas para membros das instâncias de controle social.
Etapas – O curso terá duas etapas, uma presencial e a outra não. A etapa presencial será organizada em aulas expositivas e oficinas de aprendizagem, com carga horária total de 24 horas, distribuídas em três dias. Durante essa fase, o conteúdo abordará o papel do controle social no aprofundamento da democracia e da cidadania, no contexto da política social não contributiva.
A etapa não presencial, com a elaboração pelos participantes de relatório de conclusão de curso, visará à análise da atuação do controle social da política de assistência social e do Bolsa Família e a relação dos agentes de controle social com as bases sociais ou setores que representam. O relatório de conclusão de curso deverá ser entregue até 45 dias após o encerramento da etapa presencial.
Polos – Para a etapa presencial, os participantes serão alocados em polos de capacitação e distribuídos em turmas com no máximo 60 pessoas. As oficinas de aprendizagem terão no máximo 30 alunos.
Informações e confirmação de inscrições: controlesocial@solarconsultoria.com ou pelos telefones (61) 3223-4657 e 3364-2097 .