Dia 30 de Agosto será realizada a votação do Projeto de Lei para a privatização dos cartórios baianos
O tema privatização dos cartórios extrajudiciais baianos voltou a discussão na mídia baiana. Na manhã desta quarta-feira (03), o deputado estadual e líder do Governo, Zé Neto (PT), concedeu uma entrevista ao programa Ronda na Cidade, da emissora Nossa Rádio Salvador FM para falar dos avanços no aprimoramento do Projeto de Lei 19.324/2009.
Em resposta ao locutor Yancey Cerqueira, Zé Neto destacou que esse projeto é um dos mais importantes na Assembleia neste período e talvez nesta legislatura. “Estamos fazendo uma discussão muito profunda desse projeto desde o fim do ano passado. Durante o recesso parlamentar, visitamos os estados de Minas Gerais, São Paulo, Recife e o próximo estado a ser visitado será Brasília. Agora estamos mais preparados e agora, já tendo todos os elementos necessários para poder votar com convicção, a expectativa é que essa votação seja realizada até o dia 30 de agosto”, concluiu o parlamentar.
Zé Neto destacou que os diálogos com o Tribunal de Justiça do Estado continuam alinhados ao ideal de privatização total dos cartórios e salientou que mesmo após a provável aprovação do PL no final do mês, o projeto só entra em vigor no começo do ano de 2012. “ Em janeiro é que vamos fazer com que esse projeto tenha validade, pra mudar a situação atual dos cartórios baianos”, concluiu.
Questionado pelo repórter sobre a atual situação dos cartórios extrajudiciais baianos, o líder do governo e da maioria na ALBA foi enfático: “A Bahia tem os piores serviços cartoriais do Brasil, a situação dos cartórios já chegou a um limite insuportável e a população não merece mais isso. A meta agora é privatizar, vamos votar para tentar acabar com esse martírio que o povo baiano passa através da situação atual dos cartórios do estado”, avaliou o líder governista.