Investimentos no setor cardiológico do Dom Pedro desafogará atendimentos do Hospital Clériston Andrade
Com uma moderna estrutura e aparelhos de última geração, o Instituto de Cardiologia da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana - Hospital Dom Pedro de Alcântara - construído em um tempo recorde de dois meses, foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (4) com as presenças dos secretários estaduais Jorge Solla (Saúde) e Manoel Vitório (Administração).
O Centro oferecerá serviços de hemodinâmica e cirurgias cardíacas e vasculares. Para seu funcionamento, foi formalizado um convênio entre a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Santa Casa de Misericórdia para financiar os procedimentos, até que o serviço seja habilitado pelo Ministério da Saúde.
“Há quatro anos não tínhamos nenhum serviço deste tipo no interior do estado. Agora temos cinco pólos regionais de alta complexidade em cardiologia e um deles está em Feira”, afirmou o secretário. Solla disse, ainda, que o Instituto de Cardiologia funcionará como retaguarda para atendimento de urgência e emergência, principalmente do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). “Inicialmente, 60% da demanda do Clériston será direcionada para o Dom Pedro”, explicou Jorge Solla.
Credenciamento com o SUS - Segundo o líder do Governo, deputado Zé Neto (PT), o Instituto de Cardiologia é uma elaboração exemplar da parceria entre o Município e o Estado e atenderá, inicialmente, a demanda de cirurgias cardiovasculares, em breve atendendo mais procedimentos como de transplante de rins e radioterapia.
“Por enquanto, o Instituto atenderá convênios credenciados, e em breve atenderá através do SUS. Já estamos articulando isso para que logo os serviços aqui prestados sejam abertos à toda população. Se tudo ocorrer bem, em duas semanas já teremos o credenciamento do SUS”, garantiu Zé Neto.
PLANSERV – De acordo com o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Dr. Outran Borges, a reestruturação do PLANSERV foi um passo muito importante para dar mais apoio e suporte financeiro ao Sistema de Saúde do Estado.
“O PLANSERV é o melhor plano da Bahia. Cresce como nenhum outro cresce. É o único plano que reúne os servidores para ouvi-los e para ver o que é mais importante para eles. Queremos continuar avançando”, concluiu o deputado, segundo o qual o Instituto de Cardiologia é fundamental para o atendimento geral da rede de saúde beneficiando a população, não só de Feira, mas das cidades vizinhas.
O secretário Manoel Vitório comentou a postura humanitária de Zé Neto e sua preocupação com o povo feirense.
“Zé Neto tem sido o elo entre o Executivo Estadual e os anseios da sociedade. Ele não tem se fartado e sempre está disposto ao diálogo. Eu e Solla conversamos sobre o que é melhor para Feira de Santana com o ele. E esse convênio (PLANSERV) tem uma parte importante dele," afirmou Manoel Vitório.
Clique aqui e confira mais fotos.