400 mil famílias baianas serão beneficiadas com o Programa Vida Melhor
A presidenta Dilma Rousseff e o governador Jaques Wagner lançaram nesta sexta-feira (5), em Salvador, o programa 'Vida Melhor – Oportunidade para quem mais precisa’. Elaborado pelo governo do estado por meio da Casa Civil, o projeto é uma iniciativa de inclusão social para pessoas que estão em situação de pobreza no estado baiano.
O programa vai beneficiar aproximadamente 280 mil famílias da zona rural e 120 mil da área urbana com renda per capta de até meio salário mínimo, até o ano de 2015. O total de investimentos serão na ordem de R$ 1,2 bilhão.
Após elogios ao estado baiano e ao governador Jaques Wagner, a presidenta disse que o lançamento do Vida Melhor marca um momento importante. “Queremos, com esse programa, criar oportunidades para as pessoas que se encontram em estado de miséria. As características fortes do nosso programa são tentar acabar com a miséria e melhorar a distribuição de renda”, destacou a presidente da República.
O governador Jaques Wagner lembrou que o Vida Melhor é parte do Brasil Sem Miséria, do Governo Federal, que articula vários outros programas. “Todos os programas de transferência de renda que foram ampliados são importantes, mas para que isso seja possível, é preciso fazer inclusão produtiva”, pontuou.
“O Brasil sem Miséria demonstra a decisão política do Governo Federal de ajudar na superação da pobreza na Bahia, que é o estado que tem o maior contingente de pobres do país, em números absolutos”, disse a secretária Estadual da Casa Civil, Eva Chiavon.
O deputado estadual e líder do governo da Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), avaliou que essa iniciativa dará mais volume as políticas públicas que visam combater a pobreza e melhorar a inclusão social, considerando aspectos econômicos e de qualificação profissional. Zé Neto lembrou ainda que esse equilíbrio é necessário para o crescimento econômico e desenvolvimento humano.
“Nós estamos felizes com esse momento e seguros de que esse é o caminho para diminuir os índices negativos que tanto afetam a Bahia à décadas. O trabalho não será pouco mas, sob a parceria do governador Wagner com a Presidenta Dilma, esse programa nos dá extrema confiança de que o futuro melhor já começou” afirmou Zé Neto.
No evento, realizado no Grand Hotel Stella Maris, também estiveram presentes o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence; o ministro das Cidades, Mario Negromonte; o senador, Waldir Pires; a subchefe de articulação e monitoramento da Casa Civil, Tereza Campelo, além de parlamentares, dentre outras autoridades.
Depois do lançamento do projeto Vida Melhor em Salvador , a presidente seguiu para o município de Juazeiro, onde entregou 1.500 unidades habitacionais do programa "Minha Casa, Minha Vida".