Privatizao dos cartrios: deputados de comisso renem-se na ALBA

Parlamentares avaliaram visitas realizadas a outros estados

Constituída para discutir o projeto de privatização dos 1600 cartórios extrajudiciais baianos, a comissão extraordinária de deputados reuniu-se na tarde desta quarta-feira (10) com o objetivo de discutir pontos levantados nas visitas feitas a quatro estados brasileiros, onde a privatização já ocorreu.

Foram pontos principais desta reunião, tópicos levantados pela Ministra do Supremo e Corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Eliana Calmon, durante audiência com a comissão na última segunda-feira (08), como a modalidade de privatização (geral ou gradativa).

O deputado Paulo Azi (DEM) lembrou que, de acordo com dados levantados por técnicos do próprio Tribunal de Justiça da Bahia – que tem posicionamento diferente ao dos parlamentares quanto a modalidade de privatização - transferir a gestão das unidades cartoriais para a iniciativa privada não acarretará perdas de receita ao TJ.

Como há anormalidades no serviço cartorial baiano que precisam urgentemente de intervenção do Poder Legislativo, na opinião o líder governista na ALBA, deputado Zé Neto (PT): “pressões judiciais devem ocorrer de qualquer forma, mas ninguém vai tirar dos parlamentares a obrigação legal e social de concretizar a privatização”.

A cláusula que obriga o titular a residir na comarca do cartório, o direito de opção e o fundo de compensação, dentre outros, ainda serão pauta de outras discussões. Ficou definido que um novo diálogo com o TJ deve ser articulado antes da votação do PL a fim de se chegar, enfim, a um consenso.

O Projeto de Lei, que desde 2009 transita na Casa Legislativa, deve ser votado no próximo dia 30 de agosto e passa a valer a partir de janeiro de 2012.

Presentes - também participaram da reunião os deputados Fabrício Falcão (PCdoB), Elmar Nascimento (PR), Sidelvan Nóbrega (PRB), Mário Negromonte Júnior (PP), Leur Lomanto Júnior (PMDB), Joseildo Ramos (PT) e Maria Luiza Láudano (PTdoB). Quem também deu contribuições foi o do assessor jurídico da ALBA, Celso Castro.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323