21º Congresso da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil discute avanços na estrutura do setor
Com o tema “Salto para o Futuro - Facilitando Caminhos”, o 21º Congresso da Confederação das Associações Comerciais do Brasil, aberto pelo Governador Jaques Wagner na noite desta quarta-feira (10), no Hotel Pestana, em Salvador, reuniu mais de mil empreendedores do país interessados em discutir o crescimento do mercado brasileiro, com foco nas micro e pequenas empresas.
Além de líderes empresariais, presidentes de federações e associações comerciais do país, o deputado estadual e líder do Governo e da Maioria na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), também acompanhou as discussões, onde foram pontuados, dentre outros, a certificação digital e a expedição de nota fiscal eletrônica.
O presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), José Paulo Dornelles Cairoli, disse que é de extrema importância a realização do congresso no estado baiano. “Estamos reverenciando a Associação Comercial da Bahia, a primeira entidade empresarial da América Latina, que está comemorando 200 anos e modernizando as relações trabalhistas”, pontuou.
Durante a solenidade, o governador Jaques Wagner reiterou o compromisso do Governo da Bahia, por meio das secretarias afins, de criar condições para que o setor comercial se desenvolva no estado. “Não apenas o governo, mas o Brasil conta com a tenacidade dos nossos empresários no fortalecimento da nossa economia e promovendo a inclusão social”, disse.
“O setor está otimista porque o governo federal acaba de anunciar a ampliação do teto do regime tributário destinado às empresas enquadradas no
”, afirmou o presidente da confederação, José Paulo Dornelles Cairoli, após o pronunciamento do governador Jaques Wagner.
O deputado Zé Neto, afirmou que os pequenos empresários das associações comerciais prestam um importante e relevante trabalho para o Brasil. “A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil na Bahia veio fortalecer esse estado no sentimento de ampliação das políticas que visam fomentar, financiar e aumentar esse importante movimento que gera emprego e economia. Acima de tudo, a confederação cria também, condições de termos no estado uma melhor estrutura na área do comércio”, afirmou.
A reunião continua até esta quinta-feira (11). Os empresários e representantes de associações comerciais de todo o Brasil, além de debater o fortalecimento e união do setor, discutiram sobre a Certificação Digital (Programa da Receita Federal, onde empresas privadas autorizadas pelo órgão, emitem autentificação de documentos digitais através das prefeituras locais) e a Nota Fiscal Eletrônica (forma de controle que as Secretarias da Fazenda têm sobre os prestadores de serviços e demais comerciantes, no combate à sonegação fiscal).
Clique aqui e confira mais fotos.