Programa Agricultura de Baixo Carbono tem objetivo de promover a sustentabilidade na agropecuária e incentivar processos tecnológicos que minimizem o efeito estufa
O Seminário de Sensibilização e Difusão do Programa ABC no Estado da Bahia será realizado dia 25, das 8 às 17h30, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. O Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) é organizado pelo Grupo Gestor Estadual (GGE), formado por entidades ligadas ao agronegócio e ao meio ambiente.
O seminário será aberto com a palestra de apresentação do Programa ABC por Denise Dockers, assessora de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), órgão da administração direta do Ministério, contará com palestras dos pesquisadores José Marques Pereira, do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec) - que abordará o tema “Recuperação de Pastagens Degradadas: Integração Lavoura, Pecuária e Florestas” -, e Dan Erico Lobão, que falará sobre “Integração Lavoura - Florestas”.
Sustentabilidade na agropecuária
Criado pelo Ministério da Agricultura, o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) tem o objetivo de promover a sustentabilidade na agropecuária e incentivar processos tecnológicos que minimizem o efeito estufa. Além disso, visa diminuir a liberação de carbono na atmosfera e superar o desafio de manter o Brasil como provedor mundial de alimentos, sem esquecer a necessidade de conservação do meio ambiente.
O Programa para Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa na Agricultura – Programa ABC, lançado pelo Ministério da Agricultura, em dezembro de 2010, é fruto do compromisso voluntário do Governo Federal durante a Conferência Climática de Copenhagen 2009. O Programa também visa estimular a adoção de práticas mais eficientes para a agropecuária que permitam aliar a produção de alimentos e bioenergia com redução dos gases de efeito estufa, através de linhas de créditos mais atrativas para agricultores e cooperativas.