Feira de Santana: Z Neto se rene Sindvest para discutir situao da Cooperativa de Badameiros

Para debater e encontrar uma solução para o impasse sobre a ocupação do prédio atualmente usado pela Cooperativa de Badameiros de Feira de Santana (Coobafs), na noite da quinta-feira (11), o deputado estadual Zé Neto (PT) reuniu-se com os micro-empresários membros do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Feira de Santana e Região (Sindvest).

A Coobafs utiliza um prédio localizado na Av. João Durval, nº 3311, pertencente à Empresa Baiana de Alimentos (Ebal). Segundo a assistente social Vivian Mendes, o prédio foi emprestado à cooperativa pela prefeitura de Feira de Santana há 7 anos, na gestão do então prefeito José Ronaldo, porém o empréstimo foi só “de boca”, não havendo nenhum documento que comprove tal ato.

Por conta disso, cerca de 50 famílias que trabalham na coleta, seleção e reciclagem de lixo da Coobafs estão preocupadas com o futuro da cooperativa, pois o prédio está sendo alvo de processo judicial acionado pelo Sindvest.

O Sindvest objetiva ter a reintegração de posse, pois o prédio seria destinado à construção de um pólo de confecções mas, com a atual utilização do imóvel pelos badameiros, o projeto não foi concretizado.

Zé Neto dialogou com os membros do Sindvest, explicando que deve haver uma preocupação com o destino dos badameiros, uma vez que eles formam o lado mais “frágil” da disputa. O deputado estadual sugeriu que fosse feito um novo prédio pelo Sindvest e doado para a Coobafs, pois este, segundo Zé Neto, é o caminho mais rápido e menos conflituoso para a resolução da situação.

“No que eu puder, eu vou ajudar vocês. Agora eu não vou ajudar sem cuidar dos badameiros. Vivemos num tempo que se fala tanto de combate à exclusão neste país. Se estas famílias saírem dalí, elas vão para aonde? Temos que fazer o que é justo. E o caminho mais sensato, neste momento, é a construção de um prédio para eles (badameiros). Se vamos tirá-los de lá, temos que colocá-los em um outro lugar, num lugar seguro, arrumado, num lugar digno”, disse Zé Neto.

“Eu ajudarei vocês (membros do Sindvest) no que for preciso para garantir o desenvolvimento da nossa região e a geração de emprego e renda. Mas também tenho que olhar para essas pessoas (badameiros) que vivem do lixo. São, na maioria, mulheres, idosas, chefes de família que buscam no lixo o sustento para a sua família,” explicou Zé Neto sobre seu apoio aos dois lados da disputa.

Na reunião foram frisadas questões como dignidade da pessoa humana, responsabilidade social, responsabilidade ambiental e desenvolvimento econômico.

Zé Neto colocou-se à disposição do Sindvest e da Coobafs para apoio no que for possível para que se resolva o impasse o mais breve possível e que haja satisfação entre ambos os grupos.

Sindvest - Composto de 214 empresas formais e com uma expectativa de 350 no total, a indústria do vestuário de Feira já e a maior da Bahia, composta na sua maioria de micro e pequenas empresas, gerando empregos na seguinte escala*:

ASSOCIADOS AO SINDVEST : 10.000 (diretos e indiretos);

SETOR GERAL : 30.000(diretos e indiretos).

*Considerando todo o processo global, desde produção a logística final.

Presentes - Ane Rose Chaves Lula - Presidente do Sindvest; Jarilma Rios Dos Santos - Diretora / Secretária da Sindvest; Dilma Portugal - Diretora tesoureira do Sindvest; José Constantino dos Santos - Conselho Fiscal do Sindvest; Edison Virgínio Nogueira Correia (Sindvest); Ricardo Silva (Rikmarley); Luiz Felipe Andrade (Cia do  Sol); Isabella Moreira (Cia do Sol); Gerson Lopes Bulos (Casa Esportiva); Eduardo Oliveira Costa (Casa Esportiva); Rosemaire Porto Fernandes (Luz Sex Confecções); Rosangela da Silva Porto (Guley Confecção); Robson Porto (Guley Confecção); José Neto (Deputado Estadual e Líder do Governo e da Maioria na Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA).

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323