A Assembléia Legislativa da Bahia reabriu os trabalhos do segundo período da 16ª Legislatura em uma Sessão Solene, acontecida nesta sexta-feira, 15 de fevereiro, às 10h. Além do presidente da Casa, Marcelo Nilo, estavam presentes 48 deputados, secretários de estado, vereadores, representantes do Tribunal de Justiça, deputados federais e o governador Jaques Wagner, que fez um pronunciamento de quase uma hora.
Em seu discurso Jaques Wagner fez uma retrospectiva de todos os projetos e programas desenvolvidos em seu primeiro ano de administração, afirmando que tem traçado o seu trabalho dentro da democracia, inclusão social, transparência e focado na mudança de cultura na Bahia. “Este é um governo que estimula a participação popular. Aqui a democracia e a república se combinam, a política do grito e da arrogância está confinada ao passado”, disse.
A expectativa do governador da Bahia é de que este ao legislativo seja bastante positivo. “O mais importante é permitir o debate de idéias dentro da Assembléia Legislativa, de forma que as matérias aprovadas possam ser até mesmo aprovadas com contribuição da oposição. Esta casa, como representante do povo baiano, não deve ter uma posição apenas, tem que refletir a pluralidade de idéias e retirar uma síntese melhor para todos”, comenta.
De acordo com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, a partir de segunda-feira a mensagem do governador será detalhada. “Cada qual defenderá o seu interesse, com a sua visão de quais foram os fatos positivos e negativos, mas com um único objetivo, servir o estado”, salientou.
Para o presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, deputado estadual Zé Neto, a reabertura dos trabalhos firma o propósito de uma mudança radical no modelo de gestão do estado. “O discurso do governador coloca a necessidade de, neste ano, executarmos ainda mais os propósitos de uma Bahia onde a transparência, as licitações, os concursos públicos e seleções façam parte de uma pauta de reestruturação definitiva do Estado de Direito que aqui se recompõe”, destaca.