O município de Nova Redenção está em festa. Na noite desta sexta-feira (19), a cidade abriu as comemorações da 34ª edição da Festa de Vaqueiros com muita música e outras manifestações culturais. A Festa do Vaqueiro é considerada a maior festa rural da Chapada Diamantina.
Como representante da cidade, o prefeito de Nova Redenção, Ivan Soares, prestou homenagem ao vaqueiro mais antigo do local e fundador da festa, Sr. Antonio Tito, que recebeu uma placa com o título de vaqueiro.
“Há 34 anos Antonio Tito idealizou esta festa. Este vaqueiro, que é orgulho da nossa terra, hoje tem 80 anos de idade e 60 anos de profissão de vaqueiro, estando até hoje trabalhando nesta função”, disse orgulhosamente Ivan Soares.
O prefeito lembrou que no dia 09 de agosto deste ano, o governador Jaques Wagner (PT), aprovou o decreto nº 13.150 que eleva a figura do vaqueiro como bem cultural de natureza imaterial do Estado da Bahia.
Outro homenageado da noite foi o professor e cantador Fábio Paes que recebeu das mãos do deputado estadual Zé Neto (PT), a placa da homenagem.
A noite dos vaqueiros contou com a participação de artistas baianos como Fábio Paes, Raimundo Sodré, Dinho Oliveira e Tonhão do Acordeon.
Na noite do sábado (20), cantores renomados como os forrozeiros Adelmário Coelho e Hugo Luna animaram os festejos. Já no domingo (21), para encerrar as comemorações, durante o dia haverá desfile dos vaqueiros, barracão do forró, inauguração do parque agropecuário Constantino Oliveira Santos e, à noite, Forró da Vaqueirama.
Clique aqui e confira mais fotos.
21
Ago