Será lançado nesta sexta-feira (26), às 9h, no Centro de Convenções da Bahia, o programa Rede Cegonha. Ele é composto por um conjunto de medidas para garantir a todas as brasileiras, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento adequado, seguro e humanizado, desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal, o parto e o pós-parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê. A Bahia será o primeiro estado a fazer a adesão oficial ao programa.
Para isso, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde e o Ministério da Saúde realizarão o “Seminário Estadual de Atenção Integral à Saúde Materna e Infantil: Tecendo a Rede Cegonha”, que tem como objetivo iniciar o debate na Bahia sobre a conformação das Redes de Atenção à Saúde com especial destaque para a Rede Cegonha e informar as ações que serão implementadas pelo programa. A abertura do evento contará com as participações do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do governador Jaques Wagner e do secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla.
Centro de Parto Normal
Também na sexta-feira, às 8h30, Alexandre Padilha, Jaques Wagner, Jorge Solla e o fundador da obra social Mansão do Caminho, Divaldo Franco, inauguram, na instituição, o Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira. Para a abertura do centro, foram entregues seis conjuntos para Parto PPP (pré-parto, parto e pós-parto). Cada conjunto é composto por cama de parto PPP, cavalinho, escada de ling (para alongamento), bola de Bobath (para exercícios), berço de acrílico, poltrona para acompanhante, biombo e mesa de cabeceira. Todos esses itens fazem parte do cenário de parto normal.