Adesão ao Sistema permitirá a Gujão buscar novos mercados. Assim, a empresa não ficará limitada ao estado da Bahia podendo comercializar em todo o Brasil
A Gujão, indústria de alimentos com sede em São Gonçalo dos Campos, região de Feira de Santana, aderiu, na última sexta-feira (26), ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e inaugurou o setor de produção de embutidos, empanados e marinados. A adesão ao SISBI permitirá a Gujão buscar novos mercados. Desta forma, a empresa não ficará limitada ao estado da Bahia podendo comercializar em todo o Brasil.
A indústria - inaugurada há seis anos – segundo seu presidente, Carlos Augusto, a partir do próximo mês de setembro irá tomará outro rumo em termos de produtos industrializados. “Vamos começar a fazer produtos laminados e espetinhos de frango. Produzir salsicha e hambúrguer, por exemplo. Estamos procurando diversificar”, informa Carlos.
De acordo com Paulo Emilio Torres, diretor geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), a avicultura baiana compreende mais de 110 milhões de aves, o que coloca o estado como o segundo maior produtor do setor no nordeste e o décimo no Brasil. Ele ainda chamou atenção para o fato de a Gujão ter 250 parceiros, o que comprova uma divisão de renda que dá sustentabilidade ao setor.
“A Gujão está de parabéns. Uma empresa genuinamente baiana, sólida no mercado e que investe em tecnologia” disse Paulo Emílio ao afirmar que “com a parceria existente entre o Governo do Estado e a Gujão, através da Seagri e da ADAB, a Bahia é quem ganha”.
O Secretário Estadual da Agricultura, que também marcou presença no evento, manifestou sua satisfação em poder ter empresas como a Gujão instaladas no Estado. “Fico orgulhoso ao ver a Gujão ampliando sua estrutura e oportunidades de trabalho”, pontuou o secretário.
Francisco Turra, ex-ministro da Agricultura e atual presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), também ressaltou a importância da empresa na geração de emprego e os empenhos do Governo Wagner para que a Bahia progredisse nos últimos anos.
“Eu acho que este é o novo Brasil que a gente precisa. Não é mais o tempo da ganância, da opressão. É o tempo da parceria. O mundo está olhando para o Brasil como um país produtor de alimentos e não como um país produtor apenas de petróleo. O mundo está precisando de alimento e a demanda é imensa. A Bahia está seguindo o mesmo caminho”, avaliou o ex-ministro. Turra ainda ressaltou que o Brasil já é o maior exportador mundial de frango sendo responsável por 41% da produção mundial.
Quem palestrou a respeito da importância da sanidade avícola brasileira e da modernização dos aviários visando garantir a qualidade na produção foi Dr. Antônio Guilherme Machado de Castro, vice-presidente técnico-científico da Ubabef.
Dr. Guilherme aproveitou a oportunidade para enfatizar os empenhos do deputado estadual e líder do Governo, Zé Neto (PT), junto ao Governo do Estado para garantir a realização do XXIV Congresso Mundial de Avicultura na Bahia [confira aqui].
O presidente da Gujão, Carlos Augusto, também reforçou a importância do engajamento de Zé Neto para o desenvolvimento do setor na Bahia e disse estar orgulhoso por terem escolhido o deputado como representante do setor. A exemplo dos esforços de Zé Neto, Augusto citou a instalação da Câmara Setorial de Aves e Suínos, importante ferramenta para a construção de políticas públicas em conjunto com os trabalhadores, empresários e pequenos produtores do setor.
Zé Neto falou a respeito da preocupação do Governo Wagner com a reestruturação das cadeias produtivas, fortalecimento dos pequenos, médios e grandes produtores.
O deputado também abordou as questões sanitárias e sua importância como forma de garantir a qualidade dos produtos, investimento e competitividade no mercado. "Gradativamente devemos fazer o aperfeiçoamento e é o que já estamos fazendo. Temos que olhar para as cadeias produtivas, ampliar o debate envolvendo todos os setores e assim criar espaços e condições para que o pequeno e o médio produtor possam continuar desenvolvendo-se", afirmou o parlamentar.
"Me orgulho de estar perto desta empresa (Gujão) ajudando a construir oportunidades para quem mais precisa. Todos os seus colaboradores são responsáveis por esse êxito”, disse Zé Neto ao parabenizar os avicultores e trabalhadores da avicultura por seu dia: 28 de agosto.
Gujão – a empresa se posiciona como uma das maiores produtoras de aves e suínos da Bahia. Além de investir em técnicas inovadoras de merchandising, é a única que possui uma logística própria, superando as expectativas do mercado varejista quanto ao cumprimento de prazos na distribuição dos seus produtos.
Clique aqui e confira mais fotos do evento.