Nesta sexta-feira (26), o Hospital Estadual da Criança (HEC) completou um ano de atividades. Para comemorar, uma celebração foi realizada no próprio hospital, presidida pelo arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Itamar Vian.
Planejado para ser referência no atendimento pediátrico de média e alta complexidade, o HEC já superou as metas estabelecidas para o primeiro ano de funcionamento. Atualmente, a unidade possui 154 leitos ativos, o que corresponde a 55% da capacidade plena, que é de 280 leitos; destes, 20 são de Unidade de Terapia Intensiva. Mais de 126 mil procedimentos foram realizados desde a sua abertura e cerca de 130 pacientes são atendidos diariamente na unidade.
O ambulatório do HEC é outro serviço que tem trazido benefícios à comunidade. Diversos especialistas têm realizado consultas a exemplo de pediatras, neuropediatras, ortopedistas, nefrologistas, pneumologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentre outros, que já efetuaram mais de três mil consultas neste período.
Cirurgias
O hospital tem um número significativo de cirurgias: 1.162 procedimentos. Recentemente, a unidade participou do V Mutirão Nacional de Cirurgia de Pediátrica e realizou, em um único dia, 28 procedimentos. A equipe de profissionais do HEC hoje soma 812 colaboradores dos quais mais de 100 são médicos.
Selo ChildKind
O trabalho multiprofissional, que envolve médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, tem rendido bons frutos e o HEC pode ser o primeiro hospital do país a receber o selo ChildKind - uma associação mundial que desenvolve um trabalho em hospitais de todo o mundo, buscando identificar a dor na criança através de técnicas especializadas, para depois eliminá-la ou atenuá-la.
Projeto Aconchego
Já o Projeto Aconchego é direcionado ao serviço de neonatologia e promove ações que minimizam a dor e o sofrimento não somente do bebê, mas das mães e de toda a família. Para isso, a equipe (psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, médicos e enfermeiros) pratica atividades com as mães e os bebês, de maneira individualizada, e oferece oficinas de geração de renda.
Grupo de Humanização
O Grupo de Humanização é mais uma frente de trabalho que busca humanizar ainda mais o atendimento. Formado por representantes de todos os setores do hospital e da comunidade, o grupo se reúne regularmente para não só ouvir sugestões e críticas e buscar solucioná-las, mas também para promover ações que integre a equipe, otimize a relação com o paciente e interaja com o mesmo, através de ações lúdicas, como festas alusivas ao Natal, ao São João. Nesta semana, o resultado de uma campanha interna de arrecadação de agasalhos, encabeçada pelo grupo, foi entregue ao Centro Social Monsenhor Jessé – uma casa de assistência a moradores de rua da cidade de Feira de Santana.
Futuro
A partir de 2012 novos serviços serão oferecidos à comunidade, a exemplo do tratamento em oncologia e cirurgia cardíaca. “Hoje já somos uma referência em atendimento de alta complexidade. Estes novos serviços ampliarão a oferta e auxiliará na resolutividade da demanda existente em todo o estado.”, ressalta a diretora Edilma Reis.