Na manhã desta terça–feira (30), o deputado estadual e líder do Governo, Zé Neto (PT), concedeu uma entrevista ao “Programa do Bocão” na Rádio Sociedade da Bahia – AM 740, apresentado pelo radialista José Eduardo. Na, p Projeto de Lei 19.394/2011, que prevê mudanças na Assistência de Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (PLANSERV).
Questionado pelo apresentador sobre as modificações que devem ocorrer, Zé Neto relembrou os ajustes feitos no texto original do projeto, fruto do diálogo com os beneficiários.
“Os exames e procedimentos laboratoriais simples passaram de 10 para 20 e o número de disgnósticos médicos passaram de 5 para 10. Vale ressaltar, que não haverá fator moderador para doenças crônicas. Gestantes também não terão o fator de moderação. A idéia é inibir o uso inadequado do Sistema por parte de 5% de seus beneficiários. Dessa maneira, 95% dos servidores não sentirão as mudanças”, esclareceu.
Uma importante modificação, foi a liberação de atendimentos de urgência e casos de emergência decorrentes de acidentes de trabalho, desde que haja comprovação.
Zé Neto também ressaltou o crescimento do PLANSERV na atual administração do Governo do Estado da Bahia.
“Nós melhoramos o atendimento. Saímos de 800 pontos de atendimento para 1.488. Anteriormente, apenas o Hospital da Cidade e uma unidade médica do Subúrbio Ferroviário de Salvador eram credenciadas ao plano. Atualmente, quase todas as redes hospitalares do estado possuem convênio, a exemplo dos Hospitais Português, Espanhol, Evangélico, além do Instituto de Doenças do Coração (Incor), a Clínica Ortopédica e Traumatológica (COT), dentre outros", pontuou.
O deputado ainda disse que o modelo de co-participação tem por objetivo evitar a extinção do Plano, como ocorreu em São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo.
“Não se trata de falência, mas uma questão de prevenção. O governo investe atualmente R$ 250 milhões no PLANSERV e se não forem adotadas medidas administrativas, essa verba aumentará, ficando inviável para o estado um investimento maior do que este. Essa é a forma mais justa que encontramos de atacar o problema na sua raiz”, destacou Zé Neto.
Nesta quarta-feira (31), pela manhã, ocorrerá mais uma reunião entre os representantes do Governo e representantes de sindicatos em busca de um consenso e ajustes finais da matéria, antes de o PL ser votado no período da tarde.
Clique aqui e confira mais fotos.