A Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) desponta mais uma vez em posição de destaque no cenário nacional, e conquista o primeiro lugar no quesito crescimento sustentável do anuário Valor 1000 do Jornal Valor Econômico, que revela e premia as melhores empresas brasileiras de 25 setores.
Na classificação geral, a companhia obteve a segunda maior pontuação entre as melhores do setor de petróleo e gás em todo o Brasil, superando empresas tradicionais, apesar dos seus apenas 17 anos de existência. As avaliações levaram em conta sete critérios, que envolvem além de informações financeiras, lucro e crescimento também temas como governança corporativa, envolvimento social, respeito ao consumidor e ao meio ambiente.
É a segunda menção à Bahiagás, este ano, entre as melhores do país. A primeira foi na Revista Exame, no Maiores e Melhores 2011. O diretor presidente da empresa, Davidson Magalhães, ressalta que as indicações das duas mais importantes publicações econômico-financeiras conferem prestígio à Bahiagás, não apenas em seu segmento de mercado, mas também em relação ao conjunto das empresas brasileiras.
O presidente considera que o desempenho e o consequente resultado favorável implícito nestas premiações está totalmente sintonizado com os objetivos e a atuação da empresa. “Temos como visão estratégica ser uma das empresas líderes no segmento de distribuição e comercialização de gás natural no Brasil e referência na qualidade de serviços e em práticas de gestão. Buscamos o reconhecimento da sociedade como importante vetor do desenvolvimento do estado, e essa pontuação de primeira colocada em desenvolvimento sustentável mostra que estamos trilhando nessa direção”.
Programas
Como exemplos, Davidson Magalhães cita os programas da companhia como o inédito Gás Social e os relativos à interiorização, à massificação e diversificação da clientela, inclusive no segmento residencial, cujo aumento da utilização do gás natural tem sido constante e significativo. Com relação à expansão pelo interior do estado, Magalhães reitera a grande vitória conquistada com a instalação do complexo de distribuição de gás, em Itabuna, inaugurado em julho, que permitirá o atendimento não apenas à cidade, mas ao seu entorno.
Indicada também como a 18ª entre as melhores empresas da região Nordeste, em 25 setores avaliados pelo Valor Econômico, a Bahiagás obteve a 35ª posição entre as estatais do país, em valor de vendas, no ranking da Maiores e Melhores 2011 da Revista Exame.
Os indicadores avaliados pela Exame apontam que a empresa avançou vinte e quatro posições entre as 500 maiores nesse item. Com vendas de R$ 1,301 bilhões e lucro líquido de R$ 79,1 milhões, registrados no fechamento do ano passado, a companhia está superando em crescimento e desenvolvimento empresas tradicionais do seu setor. A publicação do Valor Econômico está disponível desde terça-feira (30), nas bancas e para assinantes.