O evento mostrou que a Bahia tem a capacidade de realizar grandes eventos com organização e segurança, além de dar ainda mais visibilidade ao estado baiano, afirmou Zé Neto
A 8ª etapa do GP Bahia Stock Car sacudiu Salvador e todo o Brasil neste domingo (04). O evento automobilístico contrariou a previsão de chuva para a capital baiana, aliás, chuva mesmo só de champagne com a vitória de Thiago Camilo.
A Stock Car acontece na Bahia pelo 3º ano consecutivo no Circuito Airton Senna, no Centro Administrativo da Bahia (CAB) e arrasta cada vez um número maior de turistas vindos de todos os cantos do Brasil. Só neste ano, os portões de entrada da cidade recebeu mais de 10 mil turistas, segundo o secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli.
Isso significa aquecimento na economia do Estado da Bahia e fortalecimento do setor do Turismo. De acordo com as informações da Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo do Estado da Bahia (AGECOM), cerca de 50 mil pessoas assistiram de perto a corrida, incluindo público e profissionais.
O sucesso do evento contou com a articulação estratégica entre órgãos do Estado como Derba, Agecom, Secretaria do Turismo, dentre outros. Somente na Polícia Militar, foram 1.489 profissionais atuando na prevenção e combate à violência. O Corpo de bombeiros esteve atuando nos possíveis casos de desmaio, queimaduras, politraumatismos, paradas respiratórias e cardiorespiratórias, atendimentos a gestantes e demais urgências de auxilio à saúde.
Durante o evento, Domingos Leonelli (Turismo) ressaltou a importância do evento para a economia. “Turisticamente é sucesso absoluto. Prova disso foi a ocupação hoteleira. Para montar e desmontar esse circuito também são gerados milhares de empregos. São horas e horas de divulgação pela televisão, pelos jornais e revistas no Brasil e no mundo”, destacou Leonelli.
Para o governador Jaques Wagner, a Bahia pode sediar a Fórmula Indy muito em breve. "Estamos acertando os valores para tentar trazer a Fórmula Indy. Há dois anos, os organizadores pediram um valor muito alto e a competição acabou indo para São Paulo. Me chamaram novamente para conversar, fui a Indianápolis conversar e o interesse existe de lá pra cá,” afirmou o governador. Ainda de acordo com Wagner, o Governo estadual continuará investindo em projetos de fomento à cultura e ao desporto
Por falar em Governo, quem também prestigiou a Stock Car Bahia foi o líder do Governo e da Maioria na Assembléia Legislativa da Bahia, deputado estadual Zé Neto (PT). Para Zé Neto, o evento mostrou que a Bahia tem a capacidade de realizar grandes eventos com organização e segurança, além de dar ainda mais visibilidade ao estado baiano.
Maurício Slaviero, diretor da Vicar, empresa que organiza a Stock Car, afirmou que desde 2009 foram investidos aproximadamente R$ 7 milhões no evento, movimentando cerca de R$ 20 milhões por ano, incluindo hotéis, shoppings, bares e restaurantes. Slaviero também disse que nas edições de 2012 e
Resultado do GP Bahia Stock Car:
1º - Thiago Camilo (SP), RCM - 35 voltas em 50m40s093
2º - Max Wilson (SP), RC - a 1s770
3º - Átila Abreu (SP), AMG - a 5s401
4º - Luciano Burti (SP), Boettger - a 6s660
5º - Tuka Rocha (SP), Vogel - a 10s981
6º - David Muffato (PR), Boettger - a 11s309
7º - Ricardo Zonta (PR), RZ - a 11s723
8º - Duda Pamplona (RJ), Pro-GP - a 14s301
9º - Nonô Figueiredo (SP), FTS - a 17s238
10º - Giuliano Losacco (SP), Hot Car - a 18s924
11º - Cacá Bueno (RJ), RBR Mattheis - a 20s328
12º - Valdeno Brito (PB), FTS - a 20s760
13º - Alceu Feldmann (PR), A.Mattheis - a 22s039
14º - Allam Khodair (SP), Vogel - a 22s475
15º - Daniel Serra (SP), RBR Mattheis- a 22s989
16º - Ricardo Mauricio (SP), RC - a 23s940
17º - Felipe Maluhy (SP), Pro-GP - a 24s249
18º - Rodrigo Sperafico (PR), JF Racing - a 27s592
19º - Diego Freitas (BA), Scuderia 111 - a 48s021
20º - Ricardo Sperafico (PR), Scuderia 111 - a uma volta
Abandonos:
Xandinho Negrão (SP), FullTime - a seis voltas
Popó Bueno (RJ), A.Mattheis - a seis voltas
Rodrigo Navarro (SP), JF Racing - a 13 voltas
Diego Nunes (SP), Bassani Racing - a 13 voltas
Denis Navarro (SP), Bassani Racing - a 20 voltas
Marcos Gomes (SP), FullTime - a 28 voltas
Eduardo Leite (SP), Hot Car - a 30 voltas
Serafin Jr (RJ), AMG - a 32 voltas
Julio Campos (PR), RZ - a 35 voltas
Confira as fotos aqui.