A 36° Exposição Agropecuária de Feira de Santana – Expofeira 2011, teve início neste domingo (04) e segue até o próximo dia 11. Para a realização do evento, que acontece no Parque de Exposição João Martins da Silva, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 160 mil através da Secretaria Estadual da Agricultura e Irrigação (Seagri) e da Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP).
O chefe de Gabinete da Seagri, Jairo Carneiro, relembrou a importância da parceria entre Governo do Estado e a Prefeitura para a realização da Expofeira 2011 ao lembrar que este evento é um acontecimento que põe em evidência o potencial agropecuário na região. A idéia, segundo Jairo, é que a Expofeira deste ano, que conta com animais de alta qualidade genética, movimente cerca de R$ 10 milhões.
Presente no evento, o deputado estadual e líder do Governo, Zé Neto (PT), relembrou a Feira de Santana do passado, que cresceu com o gado. “Nós somos a maior referência de gado adormecida”, disse. Ele ainda ressaltou a reforma prevista para o Centro de Cultura Amélio Amorim, que será transformado em um centro de referência da cultura sertaneja da Bahia. A intenção é fazer do espaço uma sala de exposição de tudo que desrespeite a cultura sertaneja.
A abertura do evento contou com a benção do Arcebispo Metropolitano, Dom Itamar Vian e em seguida com a homenagem ao pecuarista Gil Marque por ser um dos pecuaristas mais antigos do estado.
Foram instalados no espaço um estande com órgão ligados a pecuária e a agricultura como o apoio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), que estão dando apoio técnico a Expofeira.
Além da exposição de animais, os visitantes poderão contar com diversos shows e atrativos nos sete dias do evento.