O deputado Zé Neto foi um dos palestrantes sobre o tema
O deputado estadual Zé Neto participou na manhã de quinta-feira, 28 de fevereiro, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações da Bahia (SINTTEL) em Salvador, do ato de lançamento da Cartilha sobre Assédio Moral e Direitos Trabalhistas, elaborada pelo Sindicato.
O objetivo do SINTTEL com a elaboração da Cartilha é esclarecer dúvidas da categoria quanto às formas e malefícios causados pelo assédio moral. De acordo com o presidente do Sindicato, Joselito Ferreira, os profissionais de telemarketing fazem parte da categoria que mais sofre esse tipo de violência, representando cerca de 80%, que em sua maioria são mulheres. Joselito ainda completou: “temos a intenção de ampliar o debate externamente. As pessoas que cometem assédio ficam impunes”, argumentou.
O debate ainda contou a participação da Sra. Petilda Vazquez, doutora em Ciências sociais na área de trabalho sindicalista, que fez uma reflexão sobre as transformações nas relações e condições de trabalho resultantes das exigências do mercado competitivo atual, focando principalmente a mulher. “Temos hoje a cultura da qualidade total e a ideologia da competência que atinge especialmente a mulher, que para ser reconhecida socialmente é extremamente exigida. Essa racionalidade organizacional, que prioriza a produtividade e excelência nos desempenhos, tem contribuído com o aumento da competitividade e dificultando o espírito de cooperação entre os trabalhadores”, argumenta Dra. Petilda, que também estuda Assédio Moral como fator de risco no trabalho.
O deputado Zé Neto, que também já idealizou diversos debates sobre o tema, tendo inclusive elaborado uma cartilha, frizou a importância em ampliar o debate para a Casa Legislativa. “Podemos realizar um debate amplo sobre o assunto na Assembléia no âmbito das Comissões de Saúde e Meio Ambiente, bem como da Comissão de Constituição e Justiça”, sugeriu.
Zé Neto agradeceu e parabenizou o Sindicato pelo papel que desempenha enquanto entidade sindical, e mencionou ainda a importância do fortalecimento dos movimentos sociais, colocando-se à disposição para debater o assunto no âmbito da Assembléia Legislativa.
Participaram ainda do debate diretores e demais filiados do Sindicato, o vereador, Everaldo Augusto e o representante da secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado, Sr. Anivaldo Santos.