Criado em 2006, o Graer funciona no hangar do Aeroporto de Salvador, podendo ser acionado pelo número 190
O Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) contabilizou, esta semana, o salvamento de número 200 no ‘Livro da Vida’, onde registra o resumo das ocorrências de resgate utilizando aeronaves em acidentes automobilísticos, afogamentos, incêndios, entre outras ocorrências.
Uma equipe formada por dois pilotos, dois tripulantes operacionais e um médico, atuou no salvamento ao ser acionada pela Central de Telecomunicações (Centel) sobre um afogamento na praia de Jauá, no Litoral Norte. O Graer chegou ao local, em menos de cinco minutos, encontrando o mergulhador José Welligton Bezerra de Lima à deriva, numa prancha de body board, na companhia de outro mergulhador.
Um dos tripulantes do Graer foi lançado ao mar e resgatou a vítima com auxílio de um sling (equipamento usado para retirar pessoas de locais de difícil acesso). Na praia, a vítima recebeu os primeiros atendimentos do médico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Sérgio Abreu. Depois, a vítima foi levada por uma equipe do Samu (Camaçari) a uma unidade de saúde, onde passa bem.
Criado em 2006, o Graer funciona no hangar do Aeroporto de Salvador, podendo ser acionado pelo número 190. Além de prestar socorro, o Graer realiza patrulhamento aéreo de todo o estado, com utilização de helicópteros e motoplanadores.