Circuito de Arrancada lota Centro Administrativo da Bahia, em Salvador

Mais de 8 mil pessoas vibraram neste fim de semana com as ultrapassagens e os roncos dos motores das máquinas na pista 

Neste final de semana (10 e 11 de setembro), a Copa Nordeste de Provas de Arrancada 2011, dominou as avenidas do Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Quase 10 mil pessoas entre o sábado e domingo, observaram os mais de 100 carros ferverem na pista. As provas de Arrancada pertencentes a diferentes categorias começaram pela manhã e terminaram no final da tarde. A entrada foi gratuita.

O deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Zé Neto (PT), que apoia a realização do circuito, prestigiou o segundo dia da competição. “A ideia é em 2012 dar mais estrutura ao evento e se possível transferí-lo para o Parque de Exposições de Salvador para que essa festa torne-se a cada ano mais bonita", disse ao lembrar que essa competição só aconteceu graças ao apoio de Domingos Leonelli, titular da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), "que prometeu no ano de 2012, realizar uma maior divulgação e ampliação da prova”.

Um dos organizadores do evento, o presidente do Clube Automobilístico da Bahia (CAB), Aurelino Campos, elogiou a qualidade da competição e destacou a reutilização do espaço físico nas corridas. “Em apenas um único terreno pode-se praticar diversas modalidades automobilísticas, como o Kart, a Arrancada, o Circuito de Asfalto e a Velocidade na Terra”, destacou.

O piloto e organizador da prova, Lício Caldas, destacou a qualidade dos pilotos da Bahia. “Nesta prova estão presente 4 esportistas baianos vencedores do último Campeonato Brasileiro de Arrancada, realizado em 2009. Se o Governo do Estado continuar ajudando, nas próximas competições nacionais a tendência é surgirem mais campeões”, salientou.

Zé Neto enfatizou sua alegria por estar prestigiando um circuito automobilístico com grandes competidores e por ver competindo o piloto e conterrâneo César, o “Ceguinho”, que é de Feira de Santana.

Por fim, o líder do Governo na ALBA falou sobre a importância da realização de eventos desse caráter. “É através dessas competições que podemos acabar com os 'pegas' e 'rachas' que acontecem nas ruas e rodovias da cidade. Jovem gosta de esporte e o lugar de correr é na pista de automobilismo”, finalizou.

A corrida contou com uma variedade de carros que vão desde os antigos até os atuais. Alguns veículos de corrida que voaram nas pistas do circuito foram: Lotus 7, Dodge Dakota, Volksvagem SP2, Tigra, Gol, Fusca, Chevette e Opala Comodoro.

A prova de Arrancada teve 12 categorias: Força Livre e Tração Traseira, Força Livre e Tração Dianteira, Traseira Super, Dianteira Super entre outras.

Vencedores: Traseira Super (Jackson Sodré, de Salvador); Força Livre Traseira (Silvano Madeira (Salvador) e Dianteira Super (Ari Melo, de Aracaju).

Arrancada – em uma pista reta e com carros dispostos lado a lado, as duplas de pilotos que competem nesta modalidade esportiva têm direito a três largadas, sendo que quem obtém os melhores tempos dessas três largadas duelam com o vencedor da outra dupla da mesma categoria. Os melhores se encontram no final e sai vencedor aquele piloto que conseguir o melhor e menor tempo na reta estabelecida para a competição. Os carros de arrancada são divididos de acordo com o peso, motor e tração.

Confira as fotos aqui.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323