“Plano de saúde privado não faz vacinação nem combate a dengue”, declarou o secretário Jorge Solla.
Através de um espaço destinado para discussão de propostas que contribuam para implementação das políticas públicas de saúde, a 8ª Conferência Estadual de Saúde foi aberta nesta segunda-feira (12). A atividade, presidida pelo secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, tem como o tema central “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”. A conferência segue até o dia 15 de setembro e esta sendo realizada no Centro de Convenções, em Salvador.
Jorge Solla, falou da força e representação que esta conferência traz, já que dos 417 municípios baianos, 416 realizaram conferências. O Secretário também destacou que o tema vem afirmar a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população. Ele destacou serviços prestados mesmo para aqueles que tem plano de saúde privado. “Plano de saúde privado não faz vacinação nem combate a dengue”declarou Solla. O secretário ainda apresentou um balanço das principais ações da saúde na Bahia.
Representando o governador do estado da Bahia Jaques Wagner, o vice-governador Otto Alencar, disse que a tendência é ampliar cada vez mais os serviços oferecidos pelo SUS e citou alguns centros de saúde baianos que passaram por reestruturação e prestam bons atendimentos a população - O Hospital da Criança; do Subúrbio, de Irecê, de Juazeiro e o de Santo Antônio de Jesus.
O deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Zé Neto (PT), elogiou a realização do encontro que tem por objetivo definir novas políticas públicas e fortalecer o setor de saúde do estado. “Quero parabenizar a concretização desta 8º Conferência Estadual, o governador Jaques Wagner e o secretário Jorge Solla. Esse importante fórum de reflexão que deu certo no Brasil e na Bahia, faz toda a diferença”, destacou.
Durante a abertura da conferência que delibera a Política Estadual de Saúde, também foram empossados os novos conselheiros estaduais de saúde para gestão dos próximos dois anos. O Conselho Estadual de Saúde é composto por 64 membros, sendo 32 titulares e 32 suplentes, representando os quatros segmentos da saúde - gestores municipais e estaduais, prestadores, trabalhadores e usuários do SUS.
Também participaram da abertura da conferência o representante da Organização Panamericana de Saúde (Opas), Rodolfo Gomez Ponce de Leon, o diretor de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Heider Aurelio Pinto, os deputados estaduais; Zé Raimundo e Joacy Dourado (PT), José de Arimatéia (PRB), a secretária da Casa Civil do Estado da Bahia, Eva Chiavon, o deputado federal, Nelson Pelegrino (PT), o presidente da ALBA, Marcelo Nilo (PDT) dentre outras autoridades.
Confira as fotos aqui.